Confiança de serviços no Brasil melhora em março após 4 meses de quedas, diz FGV

Publicado em 28/03/2025 08:32 e atualizado em 28/03/2025 09:40

 

SÃO PAULO (Reuters) - A confiança do setor de serviços do Brasil voltou a aumentar em março depois de quatro meses de piora devido à melhora das expectativas, mostraram os dados divulgados nesta sexta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

No mês, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) avançou 1,2 ponto, para 92,9 pontos.

"O resultado apresenta caráter compensatório nas expectativas futuras do setor que seguiam em trajetória de piora desde outubro passado", explicou Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE.

A FGV informou que o Índice de Expectativas (IE-S), que reflete as perspectivas para os próximos meses, subiu 2,2 pontos, para 90,8 pontos.

Já o Índice de Situação Atual (ISA-S), indicador da percepção sobre o momento presente do setor de serviços, avançou 0,2 ponto, para 95,3 pontos.

"A demanda presente demonstrou relativa estabilidade, influenciada pela parcial recuperação do segmento de serviços prestados às famílias, mais sensível ao ritmo da inflação e que vinha dando sinais de desaceleração. Em relação ao futuro de longo prazo, a melhora pontual não esconde o pessimismo com o ritmo dos negócios para o ano de 2025", disse Pacini.

"O cenário macroeconômico segue desafiador para a economia apontando pressões nos preços ainda em um ambiente de taxa de juros elevada e uma expectativa geral de desaceleração da atividade", disse ele.

Na véspera, o Banco Central piorou sua projeção de crescimento econômico do Brasil em 2025 de 2,1% a 1,9%, prevendo ainda uma continuidade da inflação acima do teto da meta ao longo deste ano.

Neste mês, o BC seguiu o ritmo já previsto de aperto nos juros e elevou a Selic em 1 ponto percentual, a 14,25% ao ano, e indicou um ajuste de menor magnitude na reunião de maio se confirmado o cenário esperado.

(Por Camila Moreira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair