STOXX 600 despenca com entrada em vigor de tarifas recíprocas dos EUA

Publicado em 09/04/2025 07:50

 

Por Sukriti Gupta

(Reuters) - O principal índice acionário da Europa despencava nesta quarta-feira, uma vez que a implementação de tarifas recíprocas acentuadas por parte dos Estados Unidos aprofundava os temores sobre os danos econômicos causados pela guerra comercial, repercutindo nos mercados.

O índice STOXX 600 caía 3,23%, a 471,17 pontos, devolvendo os ganhos da sessão anterior.

Atualmente, o STOXX 600 está cerca de 15,5% abaixo de seu recorde histórico de fechamento e próximo de queda de 20%, o que confirmaria um "bear market" (mercado baixista).

As ações de bancos caíam 1,4%, à medida que os investidores precificavam totalmente um corte na taxa de juros pelo Banco Central Europeu na próxima semana para sustentar a economia da zona do euro.

As tarifas recíprocas do presidente dos EUA, Donald Trump, incluindo uma taxa de 20% sobre produtos selecionados da União Europeia, entraram em vigor nesta quarta-feira, e o bloco europeu deverá votar as contramedidas iniciais mais tarde.

As farmacêuticas Roche, Novartis e Novo Nordisk recuavam entre 5,5% e 5,9%, depois que Trump reiterou seus planos para uma tarifa "maior" sobre todas as importações farmacêuticas.

As ações do setor de energia caíam 3,3%, uma vez que os preços do petróleo recuavam para o menor nível em quatro anos, enquanto as mineradoras afundavam 4,3%, já que o maior exportador de metais do mundo, a China, foi atingida por uma enorme tarifa de 104%. [O/R][MET/L]

A China prometeu lutar contra o que considera uma chantagem.

"A China não vai recuar, portanto, sim, isso levará a uma nova escalada", disse Axel Rudolph, analista técnico sênior do IG Group.

"Não acho que a volatilidade esteja nem perto de acabar. Acho que podemos muito bem estar apenas no início de um grande 'bear market'", disse Rudolph.

. Em LONDRES, o índice Financial Times recuava 2,69%, a 7.697 pontos.

. Em FRANKFURT, o índice DAX caía 3,03%, a 19.666 pontos.

. Em PARIS, o índice CAC-A1540 perdia 2,95%, a 6.890 pontos.

. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha desvalorização de 3,04%, a 32.633 pontos.

. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrava baixa de 2,63%, a 1.748 pontos.

. Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizava-se 2,77%, a 6.259 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TSE confirma decisões que removeram postagens sobre Nossa Senhora Aparecida
Contração da indústria no Brasil se intensifica em setembro com demanda fraca, mostra PMI
EUA consideram improvável invasão de Taiwan pela China no próximo ano, dizem fontes
Pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA caem; demissões diminuem em setembro
Dólar se reaproxima da estabilidade com mercado à espera de nova pesquisa eleitoral
Trump não vai ganhar Nobel da Paz deste ano, mas pode influenciar decisão, dizem especialistas