Câmara afirma que cerca de mil indígenas invadiram o gramado do Congresso e romperam barreira policial

Publicado em 11/04/2025 08:03 e atualizado em 11/04/2025 08:51

Um grupo de indígenas foi contido com uso de gás de pimenta pela Polícia Legislativa depois de ocupar o gramado em frente ao Congresso Nacional, nesta quinta-feira (10). A área costuma ser fechada a manifestações por questões de segurança. Em nota, a Câmara dos Deputados informou que cerca de mil indígenas que participavam da marcha do Acampamento Terra Livre romperam a linha de defesa da Polícia Militar do Distrito Federal, derrubaram os gradis e invadiram o gramado do Congresso Nacional.

O grupo esteve reunido em Brasília desde segunda-feira (7), para o Acampamento Terra Livre 2025. Eles reclamam do posicionamento do congresso com relação ao marco temporal e querem que o governo acabe com o garimpo e reclamam da exploração do petróleo na margem equatorial.

Leia a notícia na íntegra no site da Jovem Pan

Invasão de indígenas ao Congresso - Abril 2025

Nota do Senado esclarece ação para conter manifestantes indígenas do acampamento Terra Livre

A Presidência do Senado soltou uma nota sobre a ação da segurança do Congresso Nacional para conter manifestantes indígenas na noite desta quinta-feira (10). Segue a íntegra:

A Secretaria de Polícia do Senado Federal esclarece que, no início da noite desta quinta-feira (10), devido ao avanço inesperado de manifestantes do acampamento indígena “Terra Livre” em direção à sede do Poder Legislativo, foi necessário conter os manifestantes, sem grandes intercorrências.

Ressaltamos que a dissuasão foi realizada exclusivamente por meios não letais e a ordem foi restabelecida.

A Presidência do Congresso Nacional reforça seu respeito aos povos originários e a toda e qualquer forma de manifestação pacífica. No entanto, é indispensável que seja respeitada a sede do Congresso Nacional e assegurada a segurança dos servidores, visitantes e parlamentares.

Fonte: Jovem Pan + Agência Senado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global