Trump: Teremos um acordo comercial com a China

Publicado em 17/04/2025 14:37 e atualizado em 17/04/2025 16:22

 

(Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que espera fazer um acordo comercial com a China, embora não tenha dado detalhes ou indicações de como as negociações serão iniciadas com as duas superpotências em um aparente impasse.

"Oh, nós vamos fazer um acordo", disse Trump na Casa Branca em resposta à pergunta de um repórter sobre pegar o telefone para ligar para o presidente da China, Xi Jinping. "Acho que vamos fazer um acordo muito bom com a China".

Mais cedo nesta quinta-feira o Ministério do Comércio da China pediu aos Estados Unidos que parassem de exercer "pressão extrema" sobre a segunda maior economia do mundo e exigiu respeito em qualquer negociação comercial, mas os dois lados permanecem em um impasse sobre quem deveria iniciar essas negociações.

Embora Trump tenha relaxado temporariamente suas tarifas anunciadas recentemente sobre produtos de dezenas de parceiros comerciais, ele deixou em vigor suas novas taxas de importação sobre produtos chineses que, somadas, totalizam 145%.

(Reportagem da equipe da Casa Branca)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair