Ações europeias caem com balanços e antes de decisão do Fed sobre a taxa de juros

Publicado em 07/05/2025 14:16

 

Por Sukriti Gupta e Nikhil Sharma

(Reuters) - As ações europeias fecharam em baixa nesta quarta-feira, dando uma pausa após semanas de fortes ganhos, com os investidores monitorando uma série de balanços corporativos antes da decisão sobre a taxa de juros do Federal Reserve.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,5%, enquanto outros índices regionais também encerraram o dia no vermelho.

As ações de varejo europeias lideraram as perdas setoriais com uma queda de 2%. Dados mostraram um declínio maior do que o esperado nas vendas no varejo da zona do euro em março em relação ao mês anterior.

As ações do setor de saúde caíram 1,8%. Os papéis das empresas farmacêuticas AstraZeneca, GSK e Sanofi recuaram entre 1,8% e 4,3% depois que a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla inglês) nomeou na terça-feira o crítico da agência Vinay Prasad como seu principal funcionário do setor de vacinas.

As ações europeias recuperaram suas perdas acentuadas do início de abril principalmente devido a várias indicações de que as tensões comerciais entre os EUA e a China podem diminuir.

"Eles (os índices europeus) tiveram uma forte recuperação das mínimas de abril no início desta semana. Portanto, estamos apenas tendo um pouco de espaço para respirar", disse Fiona Cincotta, analista sênior de mercado do City Index.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o negociador-chefe de Comércio, Jamieson Greer, irão se reunir com a principal autoridade econômica da China na Suíça para discussões neste fim de semana. Esse pode ser o primeiro passo para resolver uma guerra comercial deflagrada pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Enquanto isso, o foco recaiu na decisão do Fed sobre a taxa de juros nesta quarta. Embora os investidores esperem que o banco central mantenha os juros, eles estarão atentos a comentários sobre futuros movimentos.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,44%, a 8.559,33 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,58%, a 23.115,96 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,91%, a 7.626,84 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,62%, a 38.319,89 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,37%, a 13.480,40 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,19%, a 7.021,62 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes