Parlamentares da UE aprovam tarifas pesadas para fertilizantes da Rússia e de Belarus

Publicado em 22/05/2025 08:46

Por Philip Blenkinsop

BRUXELAS (Reuters) - O Parlamento Europeu votou nesta quinta-feira pela imposição de tarifas proibitivas sobre fertilizantes e determinados produtos agrícolas da Rússia e de sua aliada Belarus para evitar uma possível ameaça à segurança alimentar da UE e limitar os fundos russos para a guerra contra a Ucrânia.

As tarifas para determinados fertilizantes à base de nitrogênio aumentarão em três anos de 6,5% para um valor equivalente a cerca de 100%, um nível que efetivamente interromperia o comércio. Para produtos agrícolas, será aplicada uma tarifa adicional de 50%.

Os aumentos tarifários estão previstos para entrar em vigor em 1º de julho.

Mais de 70% do consumo de fertilizantes da UE em 2023 foi do produto à base de nitrogênio, alvo das tarifas, e a Rússia foi responsável por 25% das importações da UE, no valor de cerca de 1,3 bilhão de euros.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse em resposta que, se a UE impusesse tarifas pesadas sobre os fertilizantes nitrogenados russos, o custo dos fertilizantes para a União Europeia aumentaria e sua qualidade cairia.

Ele disse que a demanda por fertilizantes nitrogenados russos em outras rotas de exportação continua alta, acrescentando que os fertilizantes russos são da mais alta qualidade.

Os grãos da Rússia e de Belarus já foram atingidos por tarifas proibitivas no ano passado. As novas tarifas se aplicam a 15% das importações agrícolas da Rússia que não estavam sujeitas a tarifas anteriormente, no valor de 380 milhões de euros. Isso inclui carne, laticínios, frutas e vegetais.

A Comissão Europeia afirmou que as tarifas ajudarão a apoiar a produção doméstica e permitirão a diversificação do fornecimento de outros países.

A mudança para uma tarifa mais alta para fertilizantes inclui possíveis medidas de mitigação se os agricultores da UE observarem aumentos substanciais de preços.

O Parlamento Europeu aprovou os aumentos por 411 votos a favor, 100 contra e 78 abstenções.

(Reportagem de Philip Blenkinsop e Bart Meijer)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St termina em forte baixa com queda no setor de chips e dados de emprego gerando receio de alta dos juros
Dólar volta a fechar acima de R$5,15 com mercado projetando juro maior nos EUA
Ibovespa fecha abaixo de 170 mil pontos pela 1ª vez desde janeiro e completa oito semanas seguidas de queda
Taxas dos DIs sobem pela quinta sessão seguida impulsionadas por dados de emprego nos EUA
CNN: Irã exige US$ 24 bilhões congelados para acordo de paz com EUA
Trump diz que quer taxa de juros mais baixa, mas deixará decisão para Warsh