Ibovespa acompanha melhora de bolsas no exterior com Oriente Médio e decisões de juros no radar

Publicado em 16/06/2025 11:29

Logotipo Reuters

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa avançava nesta segunda-feira, favorecido pela melhora nos mercados acionários globais, embora agentes financeiros continuem monitorando o conflito entre Israel e Irã, em semana também marcada por decisões de política monetária no mundo.

Às 11h10, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, subia 1,53%, a 139.309,11 pontos. O volume financeiro somava R$4,9 bilhões.

Na visão da equipe da Ágora Investimentos, o começo mais positivo da semana reflete possivelmente um movimento de recuperação técnica dos ativos, que tende a ajudar o pregão brasileiro.

O norte-americano S&P 500 avançava 1%, ampliando os ganhos após o Wall Street Journal noticiar que o Irã busca negociações com os Estados Unidos e Israel e que está enviando mensagem por intermediários para acabar com as hostilidades.

"Essa recuperação externa também pode impulsionar os ativos locais", avaliou a equipe da corretora em relatório a clientes.

A Ágora ainda chamou a atenção para a pauta da semana, com uma "super" quarta-feira, com anúncios de decisões de juros de Brasil e Estados Unidos.

No cenário local, a corretora citou ainda a possível votação, na Câmara dos Deputados, de projeto da oposição que suspende decreto do governo que trata das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

DESTAQUES

- VALE ON subia 3,43%, após anunciar que obteve a licença prévia para o projeto de cobre Bacaba, no Pará, que busca estender a vida útil do Complexo Minerador de Sossego, contribuindo com uma produção média anual de aproximadamente 50 mil toneladas ao longo de oito anos de operação.

- ITAÚ UNIBANCO PN valorizava-se 2,16%, com o setor de bancos como um todo mostrando desempenho robusto. BANCO DO BRASIL ON tinha elevação de 1,81%, BRADESCO PN ganhava 1,72% e SANTANDER BRASIL UNIT mostrava acréscimo de 1,31%.

- PETROBRAS PN cedia 0,71%, com os preços do petróleo no exterior em queda após a disparada no final da semana passada pelo aumento da tensão no Oriente Médio. O barril do Brent perdia 3,76%. PETROBRAS ON tinha variação positiva de 0,11%.

- MAGAZINE LUIZA ON avançava 5,03%, buscando no ambiente mais positivo, incluindo alívio na inclinação da curva de DI, apoio para recuperar parte das perdas do último pregão, quando fechou com declínio de 7%. VAMOS ON disparava 8,62% e ASSAÍ ON ganhava 3,67%.

- EMBRAER ON subia 4,43%, tendo no radar o Paris Airshow, bem como anúncio pela companhia de que Portugal decidiu comprar um sexto cargueiro KC-390, em acordo com pretensão de incluir 10 opções de compra do avião pelo governo português.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário