Ações europeias sobem após EUA paralisarem envolvimento no Oriente Médio

Publicado em 20/06/2025 14:35

Logotipo Reuters

Por Sanchayaita Roy e Purvi Agarwal e Ragini Mathur

(Reuters) - As ações europeias interromperam uma série de três dias de perdas e fecharam em alta nesta sexta-feira, com o nervosismo dos investidores diminuindo após a interrupção do envolvimento dos Estados Unidos nas tensões no Oriente Médio.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,1%.

Enquanto o conflito aéreo entre Israel e Irã entrava em sua segunda semana, as autoridades europeias trabalhavam para levar Teerã de volta às negociações diplomática enquanto o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, chegou a Genebra para discussões.

A Casa Branca sinalizou que o presidente Donald Trump decidirá dentro de duas semanas se os EUA darão apoio a Israel no conflito em andamento, movimento que animou o sentimento do mercado e reacendeu algum apetite por ativos de risco, que haviam sido prejudicados mais cedo na semana em meio à incerteza sobre a duração do conflito.

Apesar dos modestos ganhos desta sexta-feira, as ações europeias registraram uma segunda semana consecutiva de perdas, já que os investidores continuaram a se preocupar com as possíveis consequências globais da agitação no Oriente Médio.

"A incerteza em torno do conflito significa o risco de os preços da energia serem mais altos", disse Franziska Palmas, economista sênior para a Europa da Capital Economics.

Ela acrescentou que os preços mais altos da energia podem levar o Banco Central Europeu a "manter os juros em seu nível atual em vez de reduzi-las ainda mais".

As ações de viagens e lazer subiram quase 1%, lideradas por um ganho de 6,5% na maior operadora de viagens da Europa, a TUI, depois que o Barclays elevou a ação de "underweight" para "overweight".

Os papéis do setor de energia caíram 0,6% com a queda dos preços do petróleo, embora o setor tenha sido o segundo maior ganhador da semana devido às tensões no Oriente Médio, que haviam impulsionado os preços do petróleo anteriormente.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,20%, a 8.774,65 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,27%, a 23.350,55 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,48%, a 7.589,66 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,74%, a 39.231,35 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,77%, a 13.850,30 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,71%, a 7.444,96 pontos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário