Fenabrave corta previsão de licenciamentos de veículos em 2025

Publicado em 03/07/2025 12:47

 

SÃO PAULO (Reuters) - Os emplacamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus devem crescer 4,4% neste ano, para 2.751.665 unidades, conforme previsão da federação de concessionários Fenabrave, que revisou a estimativa anterior de aumento de 5%.

A mudança ocorreu principalmente pela piora na projeção para os licenciamentos de caminhões, que passou de incremento de 4,5% para queda de 7%, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira.

No primeiro semestre do ano, as vendas de caminhões novos caíram 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado, para 53.420 unidades. Em junho, os licenciamentos encolheram 5,8% ante maio e 13,3% ano a ano, para 8.374 unidades.

De acordo com o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, o resultado nas vendas de caminhões reflete principalmente efeitos da taxa de juros.

"Nós sabemos que (o setor) caminhões é muito vinculado ao PIB e ao crédito... então a taxa de juros, infelizmente, chegou muito forte no setor de caminhões", disse ele em entrevista coletiva.

Para automóveis e comerciais leves, a Fenabrave manteve a previsão de aumento de 5%, assim como para ônibus, que permaneceu em 6%. Para motocicletas, a estimativa também não mudou, com expansão de 10%.

(Por Paula Arend Laier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron