Fed deve permanecer em pausa com mercado de trabalho ainda resiliente

Publicado em 03/07/2025 12:33 e atualizado em 03/07/2025 13:52

 

(Reuters) - Um mercado de trabalho ainda forte, apesar de alguma pressão causada por tarifas e pela repressão à imigração, deve impedir que o Federal Reserve reduza a taxa de juros até setembro e que realize mais de dois cortes de 0,25 ponto percentual durante todo o ano, de acordo com operadores nesta quinta-feira

O relatório mensal de emprego dos EUA mostrou que foram criados 147.000 postos de trabalho em junho, em dado acima do esperado, e a taxa de desemprego recuou de forma inesperada para 4,1%. Um relatório separado mostrou que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram.

Os dados fecharam a porta para um corte na taxa de juros pelo Fed em julho, que havia sido aberta nas últimas semanas pelos diretores Christopher Waller e Michelle Bowman, que pediram uma ação rápida para evitar a deterioração do mercado de trabalho.

"Os dados de hoje... desmentem completamente o argumento de cortes iminentes nos juros e implicam que não há absolutamente nenhuma urgência para o apoio do Fed", disse Seemah Shah, estrategista-chefe da Principal Asset Management. "Esperamos que o primeiro corte ocorra no final de 2025."

No mês passado, o Fed deixou a taxa de juros inalterada na faixa de 4,25% a 4,50%, onde está desde dezembro. A decisão atraiu a fúria do presidente Donald Trump, que acredita que, com o arrefecimento da inflação, o banco central dos EUA deveria estar reduzindo drasticamente os juros.

Na terça-feira, o chair do Fed, Jerome Powell, reiterou os planos do banco central de "esperar e aprender mais" sobre o quanto as tarifas aumentam a inflação antes de reduzir os juros novamente.

Os juros futuros indicavam apenas 5% de chance de um corte pelo Fed em julho, abaixo dos 25% antes do relatório do Departamento do Trabalho.

Os operadores agora veem apenas dois cortes nos juros até dezembro --antes, eles esperavam três reduções até o final do ano.

(Reportagem de Ann Saphir)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC