Comissão de Agricultura aprova mudança no Proagro para proteger pequenos produtores

Publicado em 09/07/2025 17:42
Projeto garante mais justiça aos agricultores e impede uso de dados ambientais para restringir indenizações por perdas no campo

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9), o substitutivo do deputado Tião Medeiros (PP-PR) ao Projeto de Lei 220/2025, de autoria do deputado Heitor Schuch (PSB-RS), que propõe mudanças importantes nas regras do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). Um dos principais pontos do texto é a proibição do uso do Cadastro Ambiental Rural (CAR) como critério para restringir o acesso de agricultores ao benefício.

Relator da proposta, Tião Medeiros criticou o uso do CAR — criado originalmente para fins ambientais — como ferramenta de controle para concessão de indenizações. Segundo ele, essa prática tem provocado “graves distorções” e penalizado especialmente os pequenos produtores.

“O uso do CAR para definir quem pode ou não acessar o Proagro está completamente desconectado da realidade do campo. A medida desconsidera aspectos fundamentais, como a individualidade de cada empreendimento rural e as variações regionais dos eventos climáticos”, afirmou.

O texto aprovado também proíbe o acúmulo de registros de perdas vinculados a um mesmo CPF, quando os prejuízos ocorrerem em propriedades distintas ou exploradas por mais de um produtor. Além disso, impede a limitação do acesso ao Proagro em municípios que estejam sob decreto de emergência reconhecido pela Defesa Civil Nacional.

“Ao impedir o uso cumulativo de dados do CAR ou do CPF para limitar o acesso ao Proagro, buscamos garantir justiça aos agricultores que trabalham em condições diversas e, muitas vezes, enfrentam perdas não por má gestão, mas por eventos climáticos severos e imprevisíveis”, explicou o relator.

O projeto chegou a prever a criação de um fundo específico para os recursos do Proagro, mas a proposta foi retirada. Segundo Tião Medeiros, a medida seria ineficaz: “Os aportes do Tesouro Nacional ao programa já ocorrem apenas quando há insuficiência nas contribuições dos produtores. A criação de um fundo, portanto, não traria impacto prático imediato”.

A matéria segue agora para análise das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

Fonte: Agência FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street dispara enquanto traders apostam em possível desescalada
Vendas de diesel no Brasil sobem levemente em fevereiro, gasolina ganha fôlego, mostra ANP
Ibovespa fecha em alta, mas aversão a risco quebra série de ganhos mensais
Dólar fecha abaixo dos R$5,20 com expectativa de desescalada da guerra
Taxas dos DIs desabam com esperança de desescalada da guerra no Oriente Médio
Schmid, do Fed, adverte contra a complacência com a inflação