Chefe de comércio da UE vai discutir tarifas em Washington, diz porta-voz da UE

Publicado em 16/07/2025 08:31 e atualizado em 16/07/2025 12:19

BRUXELAS (Reuters) - O chefe de comércio da União Europeia, Maros Sefcovic, irá a Washington nesta quarta-feira para negociações sobre tarifas, disse um porta-voz da UE à Reuters, acrescentando que ele se reunirá com o secretário de comércio, Howard Lutnick, e com o representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer.

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou impor uma tarifa de 30% sobre as importações da UE a partir de 1º de agosto, um nível que a Europa diz ser inaceitável e que acabaria com o comércio normal entre dois dos maiores mercados do mundo.

A Comissão Europeia, que supervisiona o comércio para a UE, preparou-se para aplicar possíveis tarifas sobre 72 bilhões de euros (US$83,63 bilhões) em produtos norte-americanos - de aeronaves Boeing e uísque bourbon a carros - se as negociações comerciais com Washington fracassarem.

A lista, enviada aos membros da UE e vista pela Reuters na terça-feira, antecedeu a decisão de Trump no fim de semana de aumentar a pressão sobre o bloco de 27 países e respondeu, em vez disso, às tarifas dos EUA sobre carros e peças de automóveis e a uma tarifa básica de 10%.

O pacote também abrange produtos químicos, dispositivos médicos, equipamentos elétricos e de precisão, bem como produtos agrícolas e alimentícios - uma série de frutas e vegetais, além de vinho, cerveja e destilados - avaliados em 6,35 bilhões de euros.

A implementação de Trump de suas políticas tarifárias tem sido muitas vezes caótica. Suas medidas derrubaram décadas de reduções negociadas nas barreiras comerciais globais, perturbando os mercados financeiros internacionais e ameaçando uma nova onda de inflação.

O prazo de 1º de agosto dá aos países tempo para negociar taxas tarifárias mais baixas. Alguns economistas também observaram o padrão de Trump de recuar em suas ameaças.

(Reportagem de Phil Blenkinsop)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fazenda mantém projeção para alta do PIB de 2026 em 2,3% e vê inflação mais alta com conflito no Irã
Ibovespa avança com trégua na alta do petróleo; Magalu dispara
Wall St abre misto enquanto investidores avaliam dados e guerra no Oriente Médio
Dólar oscila perto da estabilidade após leilões do BC e com exterior no radar
Ações da China e Hong Kong fecham em queda com persistência da guerra no Oriente Médio
Petrobras adere à subvenção econômica ao óleo diesel