Gazeta do Povo: Como Fux desmontou a tese do golpe no voto para absolver Bolsonaro

Publicado em 11/09/2025 07:09

No voto em que absolveu Jair Bolsonaro (PL) no processo sobre a suposta tentativa de golpe, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), desmontou as teses levantadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e acolhidas pelo relator, Alexandre de Moraes, para condenar o ex-presidente pelo crime, que consiste em “tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído”. 

Ao longo do voto, com mais de 400 páginas e lido durante mais de 13 horas de sessão na Primeira Turma do STF, Fux considerou que não houve atos executórios da tentativa – apenas cogitações, ou no máximo, preparação para um golpe, atos que o Código Penal não pune. 

Segundo Fux, a condenação só seria possível com um “ataque direto, efetivo e imediato” ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com intenção de consumar o golpe e com meios que pudessem efetivamente retirá-lo do poder. 

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo

STF retoma às 14h julgamento de Bolsonaro com voto decisivo de Cármen Lúcia

Após divergência integral de Fux para absolver seis réus, ministra pode formar maioria para condenar ex-presidente e outros acusados de plano de golpe

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta quinta-feira (11), a partir das 14h, o julgamento dos réus acusados de uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A ministra Cármen Lúcia será a primeira a votar no dia e terá papel decisivo para destino de réus. Sua manifestação pode empatar o placar pela absolvição de Bolsonaro ou formar maioria para condenar os acusados.

Os votos favoráveis à condenação integração vieram do relator, ministro Alexandre de Moraes, e de Flávio Dino. Segundo eles, todos os réus devem ser responsabilizados pelos crimes apontados pela PGR (Procuradoria-Geral da República). Apesar disso, Dino considera que Augusto Heleno, Alexandre Ramagem e Paulo Sérgio Nogueira devem ter penas reduzidas.

Leia a notícia na íntegra no site da CNN

Fonte: Gazeta do Povo e CNN

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai para perto dos R$5,15 em dia de alta do petróleo
Taxas dos DIs caem após PIB revelar retração do consumo das famílias
Ibovespa fecha em alta com impulso de Petrobras e PIB
Trump diz que ataques mais recentes ao Irã são “justificados” e alerta Teerã contra retaliações
Poder360: Vorcaro perguntou a Moraes se deveria fugir 2 dias antes da prisão
Bessent diz que EUA provavelmente anunciarão sanções contra bancos iranianos nesta semana