Wall Street cai enquanto mercado aguarda decisão do Fed e avalia dados do varejo

Publicado em 16/09/2025 11:20 e atualizado em 16/09/2025 14:15

(Reuters) - Os índices S&P 500 e Nasdaq apresentam instabilidade nesta terça-feira, com os investidores cautelosos antes de um corte esperado na taxa de juros pelo Federal Reserve na quarta-feira e avaliando as últimas leituras de vendas no varejo.

Às 12h05, o Dow Jones caía 0,38%, para 45.709,47, o S&P 500 cedia 0,16%, para 6.604,90, e o Nasdaq tinha baixa de 0,01%, para 22.347,33.

Os investidores precificaram em grande parte um corte de 25 pontos-base do banco central dos EUA na conclusão de sua reunião de dois dias na quarta-feira, para compensar a deterioração no mercado de trabalho dos EUA, evidenciada por vários indicadores econômicos recentes.

As vendas no varejo dos EUA aumentaram mais do que o esperado em agosto, segundo dados do Departamento de Comércio divulgados nesta terça-feira, mas fizeram pouco para mudar as expectativas de corte de juros já precificadas.

Os mercados ainda estão prevendo um total de cerca de 68 pontos-base na flexibilização da política monetária até o final de 2025, mostraram dados compilados pelo LSEG.

"Parece haver consenso de que o Fed fará um corte de 25 pontos-base... Não sei se as vendas no varejo de agosto serão suficientes para mudar o sentimento do mercado em um dia em que os investidores estão claramente reduzindo a pressão para um modo de esperar para ver", disse Art Hogan, estrategista-chefe de mercado da B. Riley Wealth.

As expectativas de corte de juros permaneceram inalteradas depois que o Senado dos EUA confirmou o assessor econômico Stephen Miran para o Conselho do Fed e que um tribunal de apelações rejeitou a tentativa do presidente Donald Trump de demitir a diretora do Fed Lisa Cook.

(Reportagem de Purvi Agarwal em Bengaluru)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações europeias fecham em máxima recorde impulsionadas por setor de defesa
Comissão do Congresso aprova Orçamento de 2026, texto vai a plenário
Ucrânia ataca navio-tanque russo da "frota fantasma" no Mediterrâneo
Vendas de moradias usadas nos EUA têm leve alta em novembro
Wall Street abre em alta com recuperação da tecnologia; Nike recua
Presidente do Fed de NY não vê necessidade urgente de cortar juros de novo em entrevista à CNBC