Abit: é hora de iniciar um ciclo de redução dos juros

Publicado em 18/09/2025 16:28

Nesta semana, os olhares voltaram-se para as reuniões do Fed, nos Estados Unidos, e do Copom, no Brasil. Enquanto lá houve o corte nas taxas de juros pela primeira vez em 9 meses (4% a 4,25% ao ano), aqui o cenário apontou para manutenção da Selic em 15% ao ano.

O Brasil convive hoje com os juros reais mais elevados do mundo, em torno de 10% ao ano, o que representa um peso excessivo para os agentes econômicos e para a sociedade, pois desestimula investimentos, consumo e geração de empregos, comprometendo o crescimento futuro. Além disto, a atual taxa representa um encargo financeiro anual de R$ 1 trilhão, que será suportado e pago pelos contribuintes do País, pessoas físicas e jurídicas, de modo direto e indireto.

É compreensível que a política monetária seja cautelosa, sobretudo em um ambiente de incertezas fiscais. Contudo, os dados mais recentes mostram que a inflação cede e que as expectativas começam a se ancorar em níveis mais próximos da meta no horizonte relevante da política monetária.

Já é hora de iniciar um ciclo gradual de redução da taxa de juros. Uma trajetória de convergência para níveis menos restritivos, em linha com a melhora das expectativas inflacionárias, permitirá ao País recuperar dinamismo econômico e criar condições mais favoráveis para o desenvolvimento sustentável.

Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit)

Fonte: Abit

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street dispara enquanto traders apostam em possível desescalada
Vendas de diesel no Brasil sobem levemente em fevereiro, gasolina ganha fôlego, mostra ANP
Ibovespa fecha em alta, mas aversão a risco quebra série de ganhos mensais
Dólar fecha abaixo dos R$5,20 com expectativa de desescalada da guerra
Taxas dos DIs desabam com esperança de desescalada da guerra no Oriente Médio
Schmid, do Fed, adverte contra a complacência com a inflação