STOXX 600 recua com queda de montadoras e índice espanhol atinge nível mais baixo em uma semana

Publicado em 22/09/2025 14:42

Por Shashwat Chauhan e Pranav Kashyap

(Reuters) - O índice pan-europeu STOXX 600 caiu nesta segunda-feira, pressionado por montadoras, apesar dos ganhos em tecnologia e mineração, enquanto o índice de referência da Espanha fechou em seu nível mais baixo em mais de uma semana.

O STOXX 600 fechou em queda de 0,13%, a 553,40 pontos, depois de recuar até 0,4%, pressionado por ações defensivas, como a Unilever e a Nestlé.

Os bancos espanhóis pressionaram o índice de referência da Espanha para seu nível mais baixo desde 10 de setembro.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,17%, a 15.082,50 pontos.

A Porsche despencou mais de 8%, seu pior desempenho em quase três anos, depois que a montadora alertou sobre atrasos no lançamento de veículos elétricos e reduziu sua perspectiva para 2025. Isso ajudou a enviar o setor de automóveis para o nível mais baixo em mais de um mês.

"A reformulação da orientação (da Porsche) pode ser a última, mas deixa a reviravolta como um caso prolongado com desafios na marca e no ciclo do produto", disseram analistas da Jefferies em nota.

As ações da Volkswagen, controladora da Porsche, que também cortou suas perspectivas de lucro para 2025, caíram 7,1%.

O setor de bancos da zona do euro recuou 0,9%, com o espanhol Sabadell em baixa de 3,9% depois que seu maior concorrente BBVA disse que aumentou sua oferta pelo banco em 10%, para 3,39 euros por ação. O BBVA também caiu 2,6%.

A Roche limitou as perdas no STOXX 600. A fabricante de medicamentos subiu 2,3% depois de sinalizar sua ambição de se juntar à Eli Lilly e à Novo Nordisk no topo do mercado em expansão de perda de peso.

As ações de tecnologia também ajudaram a conter as perdas, com alta de 0,8%. As fabricantes de chips ASML e ASMI avançaram 2,1% e 1,7%, respectivamente.

Mineradoras europeias subiram 1,4%, com a mineradora de metais preciosos Fresnillo, listada no Reino Unido, entre as que mais ganharam, com uma alta de 4,6%, conforme os preços do ouro atingiram um recorde histórico.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,11%, a 9.226,68 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,48%, a 23.527,05 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,30%, a 7.830,11 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,26%, a 42.423,18 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,17%, a 15.082,50 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,19%, a 7.719,11 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump apoia proibição da exportação de diesel conforme preços dos combustíveis atingem níveis recordes
Trump alerta em discurso na ONU que pode “aniquilar” Irã sem um acordo de paz
Dólar fecha estável ante real em meio à expectativa de acordo entre EUA e Irã
Ibovespa fecha em alta com ajuda de Petrobras em dia "de lado"
Irã apresenta condições para reabertura do Estreito de Ormuz a representante dos EUA, diz mídia estatal
Zelenskiy discute esforços de paz e cessar-fogo no setor energético com Trump