Wall St cai com incerteza sobre dados econômicos por paralisação do governo

Publicado em 01/10/2025 11:39

Por Niket Nishant e Sukriti Gupta

(Reuters) - Os principais índices de ações dos Estados Unidos caíam nesta quarta-feira, com os investidores digerindo dados fracos sobre emprego privado enquanto a paralisação do governo federal pode adiar a divulgação de dados econômicos, aumentando a incerteza em torno do próximo movimento do banco central.

Operadores elevaram as apostas em um corte de 25 pontos-base na taxa de juros pelo Federal Reserve em sua próxima reunião depois que o Relatório Nacional de Emprego da ADP mostrou o maior fechamento de vagas no setor privado dos EUA em dois anos e meio em setembro.

"A ADP pode, pela primeira vez, ser um indicador mais próximo do verdadeiro nível de emprego", disse Jamie Cox, sócio-gerente do Harris Financial Group.

O Dow Jones Industrial Average caía 0,14%, para 46.335,33 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,32%, a 6.666,82 pontos, e o Nasdaq Composite recuava 0,41%, para 22.565,63 pontos.

As ações de serviços de comunicação no S&P 500 caíam 1,5%, pressionadas pelas perdas da Meta e da Alphabet, que caíram 2,8% e 1,1%, respectivamente. As ações também pesavam sobre a Nasdaq.

O setor de tecnologia do S&P 500 perdia 0,4%, com a Nvidia em queda de 0,9%.

Há uma profunda divisão partidária em Washington que levou à paralisação do governo federal.

Embora historicamente as paralisações não tenham afetado os mercados - o S&P 500 subiu durante cada uma das últimas seis paralisações do governo, de acordo com uma nota do Deutsche Bank - a atual coincide com valores elevados das ações e um clima frágil.

As paralisações prolongadas também ampliam os riscos. Nas sete ocasiões em que duraram 10 dias ou mais, o S&P 500 caiu quatro vezes e subiu três vezes, de acordo com dados da Vanguard.

O relatório de emprego fora do setor agrícolas, programado para ser divulgado na sexta-feira, provavelmente será adiado.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Candidatura à Presidência é irreversível, diz Flávio Bolsonaro à Folha
Índices fecham em baixa, com investidores à espera de decisão do Fed sobre juros
Ibovespa fecha em alta com ajustes; Petrobras ajuda
Dólar tem baixa leve com "risco Flávio Bolsonaro" segurando ajustes
Ministros das Finanças do G7 discutem controles de exportação e minerais críticos em reunião, diz Canadá
Trump vai ajudar empresas de tratores removendo restrições ambientais