Comissão aprova projeto que combate fraudes no setor de combustíveis

Publicado em 01/10/2025 18:31
Texto assegura sigilo fiscal de empresas e amplia transparência na regulação do mercado

A Câmara dos Deputados avançou, nesta quarta-feira (1º), na pauta de fiscalização do setor energético. A Comissão de Minas e Energia aprovou o parecer do deputado Tião Medeiros (PP-PR) ao Projeto de Lei Complementar nº 109/2025, o chamado PLP das Notas Fiscais. A proposta, de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), autoriza a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a acessar informações fiscais de agentes regulados para reforçar a fiscalização e a regulação do setor.

No relatório, Tião Medeiros, coordenador de Infraestrutura e Logística da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), incluiu ajustes para restringir o acesso da ANP a dados de volume e natureza das operações com derivados de petróleo, gás natural, biocombustíveis e combustíveis sintéticos, preservando o sigilo fiscal das empresas.

Segundo o parlamentar, a medida é essencial para modernizar o sistema de fiscalização e coibir fraudes no mercado de combustíveis. Ele citou a operação Carbono Oculto, da Polícia Federal, que expôs a infiltração do crime organizado no setor. “Esse projeto vai permitir identificar quem atua de forma irregular e eliminar espaços para o crime organizado no setor. É um passo decisivo para reduzir fraudes, punir os maus agentes e assegurar mais confiança no mercado de combustíveis”, afirmou Medeiros.

O deputado Alceu Moreira (MDB-RS), coordenador Institucional da FPA, destacou que a iniciativa também protege quem atua dentro da lei e garante mais equilíbrio concorrencial. “Com a aprovação, conseguimos criar um ambiente de negócios justo, em que o produtor e o empresário que cumprem suas obrigações não sejam penalizados. Isso traz previsibilidade, fortalece o mercado e garante mais segurança ao consumidor brasileiro”, disse.

O PLP 109/2025 conta com o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária, da Frente Parlamentar do Biodiesel e de outros colegiados parlamentares.

Com informações da assessoria.

Fonte: Agência FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global