Minério de ferro avança com expectativa de estímulo da China e dados sobre aço

Publicado em 23/10/2025 08:20

PEQUIM (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta quinta-feira pela terceira sessão consecutiva, impulsionados por esperanças de medidas de estímulo e dados otimistas sobre o aço do principal consumidor, a China.

A expectativa gira em torno de uma reunião a portas fechadas de quatro dias da liderança do Partido Comunista, que começou na segunda-feira. Espera-se a divulgação de um esboço de sua próxima política de cinco anos.

Ainda há esperanças de que a China possa revelar algum estímulo para impulsionar o crescimento econômico e reforçar a confiança do consumidor após uma série de dados pessimistas e em meio a enormes incertezas decorrentes do atrito comercial com os Estados Unidos.

O vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, manterá conversações comerciais com os EUA na Malásia, de 24 a 27 de outubro.

O contrato janeiro na bolsa de Dalian encerrou as negociações diurnas com alta de 0,39%, a 777 iuanes (US$109,08) a tonelada métrica.

Dados melhores do que o esperado sobre o aço, que apontaram para uma demanda firme de minério no curto prazo, também ajudaram os preços, disseram um trader e dois analistas.

Os estoques totais de alguns dos principais produtos siderúrgicos caíram 1,7% na semana de 23 de outubro, e a produção de aço aumentou 1%, segundo dados da consultoria Mysteel.

(Reportagem de Amy Lv e Colleen Howe)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vendas de moradias usadas nos EUA caem para menor nível em mais de dois anos em janeiro
Wall Street sobe enquanto os mercados avaliam dados econômicos
Senado da Argentina aprova reforma trabalhista pró-mercado de Milei
Pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA caem menos do que o esperado
Exportações para os EUA caem 25,5% em janeiro, aponta Monitor da Amcham
Minério de ferro recua com dados de vendas fracas de automóveis na China