Petróleo fecha com leve alta após sessão turbulenta

Publicado em 31/10/2025 18:17

Por Erwin Seba

HOUSTON (Reuters) - Os preços do petróleo fecharam ligeiramente mais altos depois de um pregão turbulento nesta sexta-feira, subindo quando relatos da mídia disseram que os ataques aéreos dos Estados Unidos contra a Venezuela poderiam começar em poucas horas e, em seguida, recuando depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, emitiu um desmentido nas mídias sociais.

Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam a US$65,07 por barril, com alta de 0,11%. O petróleo West Texas Intermediate dos EUA fechou a US$60,98 por barril, alta de 0,68%.

"Será esse um truque ou travessura de Donald Trump?", disse Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group. Ele observou que, no início deste ano, Trump negou relatos de um ataque planejado contra o Irã antes de realizar ataques aéreos contra a República Islâmica.

"Definitivamente, houve um impacto no mercado quando surgiu a primeira notícia de um ataque planejado contra a Venezuela", disse Flynn. "Se houver um ataque no fim de semana, os preços aumentarão na segunda-feira."

Os EUA enviaram uma força-tarefa centrada no maior porta-aviões do país, o Gerald Ford, para a costa da Venezuela, muito além das necessidades de atacar traficantes de drogas em pequenos barcos, o foco da atividade naval dos EUA no Caribe nas últimas semanas.

"Está bem claro que algo está acontecendo lá", disse John Kilduff, sócio da Again Capital LLC. "Para os comerciantes de petróleo, é uma situação clássica de comprar agora e fazer perguntas depois."

(Reportagem de Erwin Seba em Houston e Shasia Nasralla em Londres; reportagem adicional de Florence Tan)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EUA veem Brasil como parceiro "muito promissor" em minerais críticos, diz secretário
Wall Street recua após dados fortes de emprego abalarem apostas no corte de juros do Fed
Ibovespa ultrapassa 190 mil pela 1ª vez embalado por estrangeiros
Dólar cai ao menor valor desde maio de 2024 em meio a forte fluxo estrangeiro para a bolsa
Taxas de DIs curtas caem após comentários de Galípolo, enquanto longas sobem com exterior
Índice STOXX 600 atinge recorde com alta de ações de energia e papéis de tecnologia e finanças caem