Importações de minério de ferro pela China superam 100 mi t pelo quinto mês

Publicado em 07/11/2025 08:24 e atualizado em 07/11/2025 09:58

 

Por Amy Lv e Lewis Jackson

PEQUIM (Reuters) - As importações de minério de ferro pela China em outubro superaram 100 milhões de toneladas pelo quinto mês consecutivo, sustentadas por embarques robustos impulsionados pelos preços mais altos e pela demanda resiliente do maior consumidor do mundo.

A China trouxe 111,3 milhões de toneladas do principal ingrediente de fabricação de aço no mês passado, segundo dados da Administração Geral de Alfândega divulgados nesta sexta-feira.

O volume de outubro aumentou em relação aos 103,84 milhões de toneladas do mesmo mês de 2024 e foi o segundo maior total mensal até agora neste ano, apesar de uma queda de 4,32% em relação a um recorde mensal em setembro.

Os principais fornecedores aumentaram os embarques para cumprir metas anuais, enquanto os preços mais altos do minério no mês passado também incentivaram algumas mineradoras de alto custo a aumentar a oferta, disse Xinli Chu, analista da corretora China Futures.

Os preços do minério de ferro no mercado transoceânico subiram quase 4% em outubro, apoiados por apostas em um acordo comercial entre a China e os Estados Unidos.

Como os preços se mantiveram bem acima do nível-chave de US$100, mineradoras de maior custo foram incentivadas a ampliar a oferta, especialmente quando a perspectiva de preços para o próximo ano era de baixa, disseram analistas.

Enquanto isso, a demanda permaneceu firme na China, com a produção média diária de metal quente mantendo-se em 2,4 milhões de toneladas, 3% maior do que no mesmo período de 2024, segundo dados da consultoria Mysteel.

Nos primeiros 10 meses de 2025, as importações de minério de ferro da China aumentaram 0,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, para 1.028,9 milhões de toneladas.

As importações de minério persistentemente altas levaram a um acúmulo nos estoques portuários, que pesaram sobre os preços até agora em novembro.

Os estoques nos principais portos chineses aumentaram 4% em relação ao mês anterior, para 145,42 milhões de toneladas, de acordo com dados da Mysteel.

(Reportagem de Sam Li, Amy Lv e Lewis Jackson)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street sobe conforme dados mantêm expectativas de corte do Fed intactas
Ibovespa desaba com pré-candidatura de Flávio Bolsonaro revertendo começo de mês positivo
Dólar tem forte alta e atinge R$5,4346 após Flávio Bolsonaro ser apontado pelo pai como candidato
Bolsonaro diz a aliados que pretende lançar Flavio ao Planalto; dólar dispara
Poder360: Maduro quer brasileiros nas ruas “para apoiar a Venezuela”
Importação de diesel pelo Brasil no ano salta com menor oferta e consumo aquecido, diz StoneX