Produção de açúcar da Índia cresce 48% ano a ano, conforme mais usinas iniciam moagem
MUMBAI (Reuters) - A produção de açúcar da Índia ganhou ritmo, com as usinas produzindo 1,05 milhão de toneladas de açúcar desde o início da temporada 2025/26 em 1º de outubro, marcando um aumento de 48% em relação ao mesmo período do ano passado, informou um importante órgão do setor nesta segunda-feira.
Ao todo, 325 usinas de açúcar em todo o país iniciaram operações até o momento, um aumento acentuado em relação às 144 usinas em operação durante o período correspondente do ano anterior, informou a Federação Nacional das Cooperativas de Açúcar (NFCSF).
A expectativa é de que a produção líquida de açúcar da Índia na nova temporada aumente para 31,5 milhões de toneladas, mesmo após a destinação de 3,5 milhões de toneladas para a produção de etanol, uma vez que os suprimentos de cana melhoraram, disse a NFCSF em um comunicado.
O consumo de açúcar da Índia é estimado em cerca de 29 milhões de toneladas, o que poderia permitir que Nova Délhi exportasse de 2 milhões a 2,5 milhões de toneladas de açúcar na nova temporada, acrescentou.
Na semana passada, o segundo maior produtor de açúcar do mundo permitiu que as usinas exportassem 1,5 milhão de toneladas de açúcar na nova temporada.
(Reportagem de Rajendra Jadhav)