Índices europeus caem com cautela antes de dados críticos dos EUA
Por Johann M Cherian e Anastasiia Kozlova e Sukriti Gupta
(Reuters) -Os índices de ações europeus caíram nesta segunda-feira, conforme investidores evitaram grandes apostas antes de um relatório de empregos dos Estados Unidos, há muito aguardado, que poderá esclarecer a saúde da economia norte-americana.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,54%, a 571,68 pontos.
As preocupações de que um corte na taxa de juros pelo Federal Reserve pode não ser iminente e que as valuations de ações de tecnologia estão exageradas provocaram uma liquidação global na semana passada. Ações na Europa registraram sua maior perda diária em mais de um mês na sexta-feira.
O apetite pelo risco nesta semana provavelmente será testado pelo relatório de empregos dos EUA de setembro, previsto para quinta-feira, e pelo relatório de lucros da Nvidia, líder global em inteligência artificial, previsto para quarta-feira.
Em outros lugares, o Japão tentou conter a escalada da disputa com a China em relação a Taiwan, o que levou Pequim a pedir aos seus cidadãos que suspendam as viagens para seu vizinho do leste asiático.
"O maior problema para a Europa é esse tipo de guerra de palavras que temos visto entre a China e o Japão em relação a Taiwan. Estamos vendo o setor de luxo e as ações relacionadas à China sofrerem pressão por causa disso", disse Fiona Cincotta, analista de mercado sênior do City Index.
As ações europeias de luxo recuaram, com a britânica Burberry e a francesa LVMH em queda de 6,6% e 2%, respectivamente.
As ações financeiras, incluindo os setores de bancos e de seguradoras também pesaram sobre o STOXX nesta segunda-feira. O setor de varejo caiu 2,3%, com a JD Sports em baixa de 4,7%.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,24%, a 9.675,43 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,20%, a 23.590,52 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,63%, a 8.119,02 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,52%, a 43.767,28 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,06%, a 16.172,60 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,04%, a 8.246,88 pontos.