Dólar tem alta leve ante o real de olho no exterior
Por Fabricio de Castro
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar oscila com leves ganhos ante o real nesta manhã de terça-feira, em meio ao movimento contido da moeda norte-americana ante outras divisas no exterior, com investidores mantendo a cautela sobre o futuro dos juros nos Estados Unidos.
Às 9h32, o dólar à vista subia 0,20%, aos R$5,3429 na venda.
Na B3, o contrato de dólar futuro para dezembro -- atualmente o mais líquido no Brasil -- avançava 0,29%, aos R$5,3555.
No exterior, investidores seguem à espera da divulgação de novos dados sobre a economia norte-americana após o fim da paralisação do governo dos EUA. O destaque será o relatório de empregos payroll, a ser divulgado na quinta-feira. Antes disso, na quarta-feira, sairá a ata do último encontro de política monetária do Federal Reserve.
No Brasil, com a agenda econômica esvaziada, investidores acompanham nesta manhã a notícia sobre a prisão do acionista controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro. Separadamente, o Banco Central determinou a liquidação extrajudicial do Master, suspendendo efetivamente as operações do banco.
O mercado precificava nesta manhã 53,6% de probabilidade de a taxa de juros nos EUA seguir na faixa de 3,75% a 4,00% em dezembro, contra 46,4% de chance de corte de 25 pontos-base, conforme a Ferramenta CME FedWatch.
Em meio às dúvidas sobre se o Fed cortará ou não os juros em dezembro, o dólar tinha variações contidas no exterior neste início de sessão. Às 9h34, o índice do dólar -- que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas -- mostrava estabilidade, a 99,545. A moeda exibia altas leves ante algumas divisas pares do real, como o rand sul-africano e o peso chileno.
Às 11h30, o Banco Central fará leilão de 45.000 contratos de swap cambial para rolagem do vencimento de 1º de dezembro.