Gazeta do Povo: “Moraes quer matar Bolsonaro”: veja reações de parlamentares de direita à prisão

Publicado em 22/11/2025 10:18

Em notas enviadas à imprensa e em declarações nas redes sociais, parlamentares aliados de Jair Bolsonaro (PL) criticaram a prisão do ex-presidente na manhã deste sábado (22). Viaturas descaracterizadas chegaram à casa de Bolsonaro, em um condomínio, por volta das 6h, e o ex-mandatário foi levado à Superintendência da PF em Brasília.

Deputados federais reagem e denunciam perseguição
O deputado federal pelo Rio de Janeiro Carlos Jordy (PL-RJ) afirmou, em publicação na rede social X, que a prisão determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes seria uma reação ao pedido de vigília que o senador Flávio Bolsonaro havia anunciado para a frente do condomínio de Jair Bolsonaro.

“Agora eu pergunto: qual a ameaça à ordem pública de um ato de oração pela vida de um idoso com a saúde debilitada? Moraes quer matar Bolsonaro. É muita crueldade, covardia e injustiça”, declarou.

O líder da Oposição na Câmara, deputado Luciano Zucco (PL-RS), disse ter recebido com indignação, revolta e perplexidade a notícia da prisão de Bolsonaro. Em nota, afirmou que “prender um ex-chefe de Estado que jamais cometeu crime algum, que sempre se colocou à disposição das autoridades e que hoje enfrenta um quadro de saúde gravíssimo é simplesmente abominável”.

Zucco também destacou que “Bolsonaro sofre as sequelas permanentes da facada que quase o matou — sequelas que se agravaram recentemente, com cirurgias delicadas, crises de soluço, episódios de vômito e limitações físicas severas”. Segundo ele, “submeter um ser humano nessas condições a um regime fechado não é apenas injusto: é desumano”. E concluiu: “Se algo acontecer ao presidente sob a custódia do Estado, essa responsabilidade será direta, objetiva e inesquecível”.

O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) também se manifestou, por meio de vídeo nas redes sociais, afirmando que a prisão de Bolsonaro representa a continuidade de uma escalada autoritária de Moraes.

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral
Ibovespa renova recorde acima de 164 mil pontos com perspectivas sobre corte de juros
Dólar à vista fecha estável contra o real com exterior misto
Congresso aprova LDO de 2026 com meta de superávit de 0,25% do PIB e exceção para resultado de estatais
Taxas dos DIs caem sob impacto do PIB menor que o esperado e de leilão de títulos do Tesouro