Moraes determina que Bolsonaro comece a cumprir pena na Superintendência da PF em Brasília

Publicado em 25/11/2025 15:44 e atualizado em 25/11/2025 16:22

 

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira que o ex-presidente Jair Bolsonaro comece a cumprir a pena de 27 anos e 3 meses de prisão pela condenação por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Moraes ordenou que Bolsonaro comece a cumprir a pena no mesmo local onde já está desde sábado após ter sido preso preventivamente por ter descumprido medidas cautelares e tentado violar a tornozeleira eletrônica.

Bolsonaro foi apontado como líder e principal beneficiário de uma série de iniciativas que tinham por objetivo impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em 2022, ou derrubá-lo da chefia do Executivo após sua posse.

O ex-presidente foi considerado culpado pelo Supremo pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Moraes rejeitou a possibilidade de a defesa do ex-presidente apresentar novos recursos. O ministro ainda pediu que a Primeira Turma do STF seja convocada para confirmar decisão sobre início da execução da pena do ex-presidente.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro diz a aliados que pretende lançar Flavio ao Planalto; dólar dispara
Poder360: Maduro quer brasileiros nas ruas “para apoiar a Venezuela”
Importação de diesel pelo Brasil no ano salta com menor oferta e consumo aquecido, diz StoneX
Reunião do Copom de janeiro deve ter duas das nove diretorias vagas, dizem fontes
Vice-primeiro-ministro da China faz videochamada com secretário do Tesouro e representante comercial dos EUA
Gastos dos consumidores dos EUA desaceleram em setembro