BC do Japão deve aumentar juros em dezembro e governo vai tolerar medida, dizem fontes

Publicado em 04/12/2025 07:59

 

TÓQUIO, 4 Dez (Reuters) - O Banco do Japão deve aumentar a taxa de juros em dezembro e o governo vai tolere essa decisão, segundo três fontes governamentais familiarizadas com as deliberações.

O banco central japonês parece estar pronto para prosseguir com um aumento em sua taxa de juros de 0,5% para 0,75%, o que foi sinalizado pelo presidente Kazuo Ueda em um discurso na segunda-feira, disseram as fontes. Se confirmado, será o primeiro aumento desde janeiro.

"Se o Banco do Japão quiser aumentar os juros este mês, tome sua própria decisão. Essa é a posição do governo", disse uma das fontes, acrescentando que é quase certo que o banco seguirá com um aumento neste mês.

O governo está preparado para tolerar um aumento em dezembro, disse outra fonte. As fontes falaram sob condição de anonimato, pois não estão autorizadas a falar publicamente.

Ueda disse na segunda-feira que o banco central considerará os "prós e contras" de aumentar os juros este mês, sinalizando uma forte chance de alta na reunião de 18 e 19 de dezembro.

As falas levaram o mercado a precificar uma chance de cerca de 80% de um aumento dos juros em dezembro, embora alguns participantes do mercado tenham se concentrado em como o governo da primeira-ministra Sanae Takaichi poderia reagir.

A ministra das Finanças, Satsuki Katayama, disse na terça-feira que não via nenhuma diferença entre o governo e o Banco do Japão em sua avaliação da economia, quando questionada sobre as falas de Ueda.

(Reportagem de Takaya Yamaguchi, Makiko Yamazaki, Leika Kihara, Yoshifumi Takemoto e Kentaro Sugiyama)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Putin diz que Rússia tomará toda região ucraniana de Donbas, militarmente ou não
BC do Japão deve aumentar juros em dezembro e governo vai tolerar medida, dizem fontes
Ações da China caem pelo terceiro dia, investidores aguardam pistas sobre política econômica
Alcolumbre convoca sessão do Congresso na 5ª para votar LDO
Toffoli determina que caso do Banco Master fique com STF até que competência seja definida
Índices de Wall Street sobem conforme dados mantêm apostas de corte de juros do Fed elevadas