Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Por Lucas Liew
CINGAPURA, 5 Dez (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian caíram nesta sexta-feira e encerraram a semana com perda em base semanal, refletindo o aumento dos embarques marítimos no final do ano e a demanda chinesa fraca.
O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China, caiu 1,01%, para 785,5 iuanes (US$111,12) a tonelada. O contrato encerrou a semana com queda de 0,57%.
O minério de ferro de referência para janeiro na Bolsa de Cingapura perdeu 0,92%, para US$103,3 a tonelada. Ainda assim, o contrato seguia para encerrar a semana com alta de 1,48%.
Com o aumento esperado nos embarques de minério de ferro próximo ao fim do ano, o fornecimento importado do insumo na China deve se tornar ainda mais abundante em dezembro, com uma elevação significativa na chegada de navios, enquanto a demanda pelo material siderúrgico tende a esfriar diante dos cortes de produção nas usinas de aço, observou a consultoria Mysteel.
O fornecimento marítimo do Brasil, um dos maiores produtores mundiais de minério de ferro, foi de quase 34,5 milhões de toneladas em novembro, um aumento de 2,93% em relação ao ano anterior.
Ainda assim, sinais macroeconômicos positivos e a demanda antecipada por reabastecimento entre as siderúrgicas darão algum apoio ao mercado, acrescentou a Mysteel.
"Vemos o mercado de minério de ferro com um grande excedente este ano e vemos esse excedente aumentando nos próximos anos. Com Simandou em operação e a produção de aço da China em declínio estrutural, os preços acabarão sendo negociados com base nos fundamentos e tenderão a se aproximar dos custos", disseram analistas do Citi.
(Reportagem de Lucas Liew)