Ações da China e de Hong Kong sobem com setor de IA liderando ganhos
XANGAI, 17 Dez (Reuters) - As ações da China continental e de Hong Kong interromperam uma queda de dois dias nesta quarta-feira, lideradas por avanços em ações de inteligência artificial, enquanto os investidores avaliavam dados econômicos atrasados dos EUA em busca de pistas sobre o caminho da política monetária do Federal Reserve no próximo ano.
No fechamento, o índice de Xangai teve alta de 1,19%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 1,83%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 0,92%.
As ações da MetaX Integrated Circuits dispararam 700% em sua estreia no mercado, já que os investidores buscaram se beneficiar de um impulso do governo para reduzir a dependência de chips de inteligência artificial das empresas dos EUA, Nvidia e Advanced Micro Devices .
O subíndice de inteligência artificial do CSI teve um salto de 3,62%.
O crescimento do emprego nos EUA recuperou mais do que o esperado em novembro, depois que cortes nos gastos relacionados ao governo provocaram a maior queda nos empregos não agrícolas em quase cinco anos em outubro.
Os dados sugeriram que não houve deterioração significativa nas condições do mercado de trabalho, enquanto as empresas enfrentam a incerteza econômica causada pela política comercial agressiva do presidente Donald Trump.
No que diz respeito ao comércio, a China tem cumprido todas as partes das negociações comerciais até agora, afirmou o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, à Fox Business Network, acrescentando que o governo Trump gostaria de ver um reequilíbrio comercial por parte da China.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,26%, a 49,512 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,92%, a 25.468 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,19%, a 3.870 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,83%, a 4.579 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,43%, a 4.056 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,04%, a 27.525 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,10%, a 4.575 pontos.
. Em SYDNEY, o índice S&P/ASX 200 recuou 0,16%, a 8.585 pontos.
Reportagem da redação de Xangai