Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Por Jasper Ward
WASHINGTON, 17 Dez (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quarta-feira que o próximo chair do Federal Reserve será alguém que acredita em taxas de juros bem mais baixas.
"Em breve anunciarei nosso próximo chair do Federal Reserve, alguém que acredita em taxas de juros mais baixas, bem (mais baixas), e os pagamentos de hipotecas cairão ainda mais", disse Trump.
Trump fez os comentários durante um pronunciamento nacional em que falou sobre suas realizações econômicas e de segurança nacional no primeiro ano de seu segundo mandato.
Ele já havia indicado que anunciará o sucessor escolhido para do atual chair do Fed, Jerome Powell, no início do próximo ano.
Todos os finalistas conhecidos - o assessor econômico da Casa Branca Kevin Hassett, o ex-diretor do Fed Kevin Warsh e o atual diretor Chris Waller - defendem que a taxa de juros seja mais baixas do que a atual.
No entanto, nenhum deles indicou expressamente que pressionará o banco central dos EUA a reduzir a taxa de juros tão baixo quanto Trump exigiu, em alguns casos até 1%. A taxa atual do Fed está entre 3,5% a 3,75%, e nem mesmo seu último nomeado - o diretor Stephen Miran - defende uma taxa tão baixa.
Trump expressou repetidamente o desejo de taxas de hipoteca mais baixas, mas a taxa de juros que o Fed controla tem efeito limitado sobre os custos de empréstimos de longo prazo. Esses são mais tipicamente influenciados pelas taxas de longo prazo sobre as quais o Fed tem menos controle, como o rendimento do Treasury de 10 anos.
Essa taxa é influenciada pelas expectativas dos investidores em relação ao crescimento econômico e à inflação dos EUA e, no geral, pouco mudou no último ano. As taxas hipotecárias têm se mantido na faixa de 6,3% a 6,4% desde o Dia do Trabalho e mostram pouca indicação de queda.
Trump disse ao Wall Street Journal na semana passada que estava inclinado a escolher Warsh ou Hassett como o próximo chefe do banco central dos EUA. Mesmo assim, as entrevistas continuaram na quarta-feira com uma reunião com Waller, um dos primeiros defensores da redução dos juros entre as atuais autoridades do Fed, mas um defensor ferrenho da independência do Fed.
Trump disse ao jornal que acha que o próximo chair do Fed deveria consultá-lo sobre a definição da taxa de juros. Normalmente, os presidentes deixam a tomada de decisões sobre os juros a cargo do Fed.
"Normalmente, isso não é mais feito. Costumava ser feito rotineiramente. Deveria ser feito", disse Trump. "Isso não significa - não acho que ele deva fazer exatamente o que dissermos. Mas certamente somos - eu sou uma voz inteligente e devo ser ouvido."
(Reportagem de Jasper Ward em Washington)