Ucrânia dispara mísseis britânicos e drones contra instalações de petróleo e gás da Rússia

Publicado em 25/12/2025 11:11 e atualizado em 25/12/2025 11:45

KIEV, 25 Dez (Reuters) - A Ucrânia lançou mísseis britânicos Storm Shadow e drones de longo alcance produzidos internamente contra várias instalações russas de petróleo e gás, disseram autoridades militares e de segurança ucranianas nesta quinta-feira.

A Ucrânia já usou anteriormente os mísseis de fabricação britânica para atacar alvos industriais russos que, segundo ela, ajudam na guerra de Moscou contra o pais.

O Estado-Maior ucraniano disse que a força aérea usou mísseis de cruzeiro Storm Shadow para atacar a refinaria de petróleo Novoshakhtinsk, na região russa de Rostov.

"Várias explosões foram registradas. O alvo foi atingido", disse o Estado-Maior no aplicativo Telegram nesta quinta-feira.

As autoridades ucranianas disseram que a refinaria era um dos maiores fornecedores de produtos petrolíferos no sul da Rússia e estava fornecendo diesel e combustível de aviação para as tropas russas.

O serviço de segurança SBU da Ucrânia disse que os drones de longo alcance fabricados localmente atingiram tanques de produtos petrolíferos no porto russo de Temryuk, na região de Krasnodar, e uma usina de processamento de gás em Orenburg, no sudoeste da Rússia.

A usina de processamento de gás de Orenburg, a maior instalação desse tipo no mundo, está localizada a cerca de 1.400 quilômetros da fronteira com a Ucrânia.

Na região de Krasnodar, as autoridades regionais russas disseram que dois tanques de produtos petrolíferos pegaram fogo no porto de Temryuk, no sul do país, após o ataque do drone.

As chamas cobriram uma área de cerca de 2.000 metros quadrados, disseram as autoridades da sede operacional de Krasnodar no aplicativo Telegram.

À medida que a guerra da Rússia na Ucrânia se aproxima da marca de quatro anos e alegados esforços diplomáticos para pôr fim a ela não produziram até agora nenhum resultado tangível, Kiev e Moscou intensificaram seus ataques com drones e mísseis contra instalações de energia.

Desde agosto, Kiev tem aumentado ataques às refinarias de petróleo e a outras infraestruturas de energia da Rússia, buscando reduzir as receitas de petróleo de Moscou, uma importante fonte de financiamento para seu esforço de guerra.

O Estado-Maior ucraniano também afirmou que as tropas ucranianas atingiram um campo de aviação militar na cidade russa de Maikop, na república de Adygea, na região do norte do Cáucaso.

(Por Olena Harmash)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNN: Cirurgia de Bolsonaro foi um sucesso e sem intercorrências, diz Michelle
Mídia social da China critica política de filho único após morte de czar de controle populacional
Ucrânia dispara mísseis britânicos e drones contra instalações de petróleo e gás da Rússia
Bolsonaro confirma em carta Flávio como seu candidato
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda