Ações europeias marcam novo recorde de fechamento com tecnologia e produtos básicos impulsionando ganhos
Por Ragini Mathur e Pranav Kashyap
29 Dez (Reuters) - As ações europeias deram início às negociações pós-feriado com um novo recorde de fechamento nesta segunda-feira, impulsionadas por ganhos em ações de tecnologia e voltadas para o consumidor, embora os ganhos do índice tenham sido pequenos, já que as ações financeiras e de defesa caíram.
O índice pan-europeu STOXX 600 terminou em alta de 0,09%, em 589,25.
Em toda a região, os movimentos foram leves, com o CAC 40 da França, o DAX da Alemanha e o IBEX da Espanha, todos fechando marginalmente em alta, enquanto o FTSE de Londres terminou estável.
As ações de tecnologia, varejo e alimentos e bebidas subiram, mas o setor de defesa e aeroespacial caiu quase 1%, conforme investidores continuaram a digerir novos sinais das negociações de paz entre os EUA e a Ucrânia.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que ele e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, estavam "chegando muito mais perto" de um acordo, mas a questão da fronteira não resolvida manteve os nervos desgastados, fazendo com que Leonardo caísse 2% e puxando Rheinmetall e Hensoldt 1% para baixo.
Os investidores permaneceram cautelosos, pois a Rússia disse que a Ucrânia tentou um ataque perto da residência de Putin na região russa de Novgorod, uma afirmação que Moscou disse que poderia forçá-la a reavaliar sua posição de negociação.
As perdas no setor financeiro também pesaram. O setor, no entanto, tem sido um dos que apresentam melhor desempenho no mercado, com ganhos de cerca de 65% em 2025, com analistas citando o aumento da atividade de fusões e aquisições, um ambiente regulatório mais leve e condições econômicas relativamente estáveis como os principais fatores que impulsionam os ganhos.
À medida que o ano se aproxima do fim, o STOXX 600 está no caminho certo para seu melhor desempenho anual desde 2021, apoiado pelo declínio das taxas de juros, pelo compromisso de gastos fiscais da Alemanha e pela diversificação de portfólios pelos investidores.
O foco dos investidores nesta semana reduzida pelo feriado do Ano Novo será a divulgação, na terça-feira, da ata da última reunião do Federal Reserve. O banco central dos EUA cortou as taxas no início deste mês e projetou apenas mais um corte para o próximo ano, enquanto os investidores precificaram pelo menos mais dois e preveem que o próximo presidente do Fed terá uma postura mais favorável a juros mais baixos.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,04%, a 9.866,53 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,05%, a 24.351,12 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,10%, a 8.112,02 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,38%, a 44.436,01 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,13%, a 17.195,80 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,03%, a 8.185,83 pontos.