Ibovespa tem leve alta com geopolítica no radar

Publicado em 05/01/2026 10:14 e atualizado em 05/01/2026 11:45

Por Igor Sodre

5 Jan (Reuters) - O Ibovespa operava em leve alta na manhã desta segunda-feira, após ter iniciado os negócios na estabilidade, enquanto os investidores monitoravam os desdobramentos da captura pelos Estados Unidos do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante o fim de semana.

Às 11h30, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, subia 0,31%, a 161.034,65 pontos.

O volume financeiro somava R$2,74 bilhões.

Os EUA atacaram a Venezuela no último sábado e capturaram seu presidente de longa data, Nicolás Maduro, que foi levado a Nova York para julgamento.

O ataque trouxe preocupações para além do campo geopolítico, já que a Venezuela possui a maior reserva de petróleo do mundo. Tanto que o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que pode ordenar outro ataque caso o país não coopere com a tentativa dos EUA de abrir sua indústria petroleira e interromper o tráfico de drogas. Ele também ameaçou ação militar na Colômbia e no México.

"A situação da Venezuela acaba entrando como mais um fator de ruído para a região. Não é algo que mude o fundamento do mercado brasileiro, mas ajuda a aumentar a percepção de risco na América Latina", disse Thiago Azevedo, sócio fundador da Guardian Capital.

Segundo o profissional, dias como hoje trazem "um pouco mais de volatilidade e cautela para o índice", já que afetam principalmente o humor do investidor estrangeiro.

No noticiário corporativo, a partir desta segunda-feira, o Ibovespa passa a ter uma nova composição, com entrada das ações da Copasa e saída dos papéis da CVC Brasil, conforme a terceira e última prévia divulgada em 23 de dezembro.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN recuava 1,04%, contrariando o avanço dos preços do petróleo no exterior, onde o barril sob o contrato Brent avançava 0,71%, em meio a tensão geopolítica.

- BRAVA caía 3,6%, liderando as perdas do índice, enquanto PRIO ON recuava 1,53%, acompanhando as perdas do petróleo.

- VALE ON valorizava-se 0,58%, em linha com os ganhos dos futuros do minério de ferro na China.

- ITAÚ UNIBANCO PN avançava 0,15% e BRADESCO PN subia 0,20%. BANCO DO BRASIL ON subia 0,09%, SANTANDER BRASIL UNIT mostrava decréscimo de 0,12% e BTG PACTUAL UNIT tinha ganho de 1,11%.

-LOCALIZA PN subia 2,96%, liderando os ganhos do índice, após os acionistas da empresa aprovarem aumento de capital em R$2,1 bilhões, além de criarem as ações preferenciais.

 

(Por Igor Sodré)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EUA dizem que precisam controlar vendas de petróleo da Venezuela indefinidamente para promover mudanças
Ibovespa fecha em queda com ajuste e exterior negativo
Dólar fecha estável no Brasil em dia de liquidez menor
CNN: Após passar por exames, Bolsonaro deixa hospital
UE pode reduzir impostos sobre fertilizantes para promover acordo com Mercosul
Presidente do TCU diz que eventual reversão de liquidação do Master caberia somente ao STF