Ibovespa sobe mais de 1% com maior apetite global por risco

Publicado em 06/01/2026 12:00 e atualizado em 06/01/2026 13:35

 

Por Igor Sodre

SÃO PAULO, 6 Jan (Reuters) - O Ibovespa opera em alta firme nesta terça-feira, superior a 1%, refletindo um maior apetite por risco nos mercados, com impulso externo e dos ganhos em ações do setor financeiro, à medida que os temores em relação ao quadro geopolítico, após o ataque dos Estados Unidos à Venezuela, se dissipam.

Às 11h45, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, subia 1,15%, a 163.727,79 pontos.

O contrato futuro do índice com vencimento mais curto, em 18 de fevereiro, mostrava acréscimo de 1,07%.

Os agentes voltam suas atenções para os fundamentos e para agenda de indicadores macroeconômicos, já que a tensão na Venezuela não dá sinais de piora ou de grande contágio nos mercados.

"Esse movimento [de alta da bolsa] sugere que, no curto prazo, existe disposição dos participantes do mercado para manter posições compradas diante de perspectivas econômicas mais benignas e foco em indicadores macroeconômicos que serão divulgados ao longo da semana", disse Sidney Lima, analista da Ouro Preto Investimentos.

De acordo com o profissional, a percepção é de que "existe confiança relativamente resiliente apesar de riscos externos, com investidores priorizando a continuidade de fluxos para ativos brasileiros em busca de retorno ajustado ao risco".

Nesta semana, os destaques da agenda local são os dados de produção industrial, na quinta-feira, e os números do IPCA de dezembro e da inflação acumulada em 2026, que saem sexta-feira.

No exterior, os negócios são impulsionados pelas expectativas de cortes na taxa de juros norte-americana. As atenções se voltam para o relatório mensal de emprego dos EUA, que será divulgado na sexta e pode influenciar as expectativas para a política monetária do país.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN avançava 0,30%, em linha com a alta dos preços do petróleo no exterior.

- ITAÚ UNIBANCO PN avançava 1,11% e BRADESCO PN subia 1,27%. BANCO DO BRASIL ON avançava 0,59%, SANTANDER BRASIL UNIT mostrava alta de 1,09% e BTG PACTUAL UNIT tinha ganho de 1,79%, com o setor bancário impulsionando o índice.

- VALE ON valorizava-se 0,79%, em linha com o avanço dos futuros do minério de ferro na China.

- AXIA ON subia 3,17%, chegando a liderar os ganhos do Ibovespa, após o JPMorgan revisar suas projeções para a ação.

- LOCALIZA PN subia 2,46%, sendo um dos destaques positivos do Ibovespa. A empresa informou na segunda-feira que a Capital Research Global Investors comprou ações preferenciais da companhia, subindo sua participação para 8,79%.

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

(Por Igor Sodré)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Williams, do Fed, espera queda em preços de energia mesmo com recrudescimento do conflito no Oriente Médio
Petrobras pode retomar produção na Bolívia e ajudar a reestruturar YPFB, diz ministro boliviano
México apresentará queixas criminais nos EUA sobre mortes de mexicanos durante operações de fiscalização de imigração
Wall Street sobe com ganhos de setor de chips compensando inquietação com Oriente Médio
Irã diz ter atacado alvos militares dos EUA no Golfo Pérsico e sepulta líder assassinado
Ibovespa sobe com melhora externa; SLC avança