Moraes arquiva recurso de Bolsonaro que queria levar ao plenário do STF processo que o condenou

Publicado em 13/01/2026 13:56 e atualizado em 13/01/2026 15:43

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA, 13 Jan (Reuters) - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta terça-feira um recurso apresentado pela defesa de Jair Bolsonaro que pretendia levar para apreciação do plenário da corte o processo no qual o ex-presidente foi condenado a cumprir pena de prisão de 27 anos por tentativa de golpe de Estado.

Na decisão, Moraes não chegou a analisar o mérito das alegações dos advogados do ex-presidente, sob o argumento de que o pedido -- um agravo regimental -- foi apresentado após o fim do prazo para a apresentação dos recursos cabíveis.

"Julgo prejudicado o agravo regimental, pois absolutamente incabível juridicamente a interposição desse recurso após o trânsito em julgado do acórdão condenatório e o início do cumprimento da pena de reclusão, em regime fechado, em relação ao réu Jair Messias Bolsonaro", disse.

Bolsonaro começou a cumprir pena pela condenação por tentativa de golpe no final de novembro na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Até o momento, teve seus pedidos de prisão domiciliar negados por Moraes, mesmo em meio a intercorrências médicas.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Projeto de lei sobre Imposto Seletivo deve ser apresentado ao Congresso em fevereiro, diz Durigan
Ibovespa fecha em queda com bancos e "utilities"; Petrobras e Vale atenuam perda
Dólar fecha estável ante real em dia de dados de inflação nos EUA
Taxas de DIs caem após desempenho abaixo do esperado do setor de serviços no Brasil
Marine Le Pen diz em julgamento de apelação que não tinha noção de ter feito nada de errado
Chefes de bancos centrais e CEOs de bancos defendem Powell após ameaça do governo Trump