Gazeta do Povo: Como a crise do Master pode ajudar a oposição a levar o povo de volta às ruas

Publicado em 27/01/2026 07:28

A crise institucional provocada pela condução do caso Banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF) passou a ser vista pela oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como um incentivo à volta de grandes protestos populares contra a corrupção e abusos judiciais no país. Um sinal desse cenário veio com os milhares de participantes da Caminhada pela Liberdade, iniciada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) segunda-feira (19), em Minas Gerais, e concluída no domingo (25) em Brasília. A iniciativa partiu das redes sociais e tomou as ruas.

Na avaliação de parlamentares e analistas ouvidos pela Gazeta do Povo, o desgaste do STF com os conflitos de interesse de juízes e a postura defensiva da cúpula da Corte recriam o ambiente social que marcou as manifestações de rua anteriores ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Após mobilizar políticos e influenciadores conservadores para pautas da oposição, como mudar a situação prisional de condenados pelo 8 de janeiro e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a caminhada se transformou no movimento “Acorda, Brasil”, que pede o retorno do povo às ruas como instrumento de pressão política.

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EUA planejam base de apoio da CIA na Venezuela pós-Maduro, informa CNN
IPCA-15 sobe 0,20% em janeiro, diz IBGE
Indian Oil elevará compras de petróleo do Brasil conforme importações russas diminuem, diz executivo
Minério de ferro amplia perda com preocupações persistentes sobre demanda da China
Otan está no caminho para se unir aos EUA em missão no Ártico, diz ministro alemão
Europa deve revisar regras ou correrá o risco de declínio econômico, alerta grupo bancário