Coreia do Norte dispara mísseis no mar em meio a conversas sobre limitação do papel militar dos EUA

Publicado em 27/01/2026 07:58 e atualizado em 27/01/2026 08:36

SEUL, 27 Jan (Reuters) - A Coreia do Norte disparou vários mísseis balísticos em direção ao mar na terça-feira, que provavelmente eram projéteis de curto alcance, disseram a Coreia do Sul e o Japão, enquanto Washington e Seul mantêm conversações sobre a transformação de sua postura de defesa contra Pyongyang.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que os mísseis foram lançados de uma área próxima à capital do Norte, Pyongyang, por volta das 15h50, horário local, em direção ao mar ao largo de sua costa leste. Afirmou que os mísseis voaram cerca de 350 quilômetros.

A guarda costeira do Japão disse separadamente que havia detectado o que poderiam ser mísseis balísticos lançados pela Coreia do Norte que caíram alguns minutos depois. A primeira-ministra Sanae Takaichi declarou que os mísseis não teriam impacto sobre o Japão.

Nos últimos meses, a Coreia do Norte testou o lançamento de mísseis de curto alcance e foguetes de lançamento múltiplo que, segundo ela, estavam sendo desenvolvidos como parte fundamental de seu arsenal nuclear tático para se proteger das ameaças dos EUA e da Coreia do Sul.

O interesse cresceu nos mísseis balísticos de curto alcance e na artilharia da Coreia do Norte depois que Pyongyang os forneceu à Rússia para uso em campos de batalha na guerra contra a Ucrânia, de acordo com um pacto de defesa mútua assinado em 2024.

O lançamento ocorreu durante a visita de uma autoridade de alto escalão do Departamento de Defesa dos EUA à Coreia do Sul, onde ele discutiu a modernização da aliança militar entre os dois países, no momento em que Washington busca um papel mais limitado em seus esforços combinados de defesa contra a Coreia do Norte.

(Reportagem de Jack Kim e Joyce Lee, em Seul, e Kantaro Komiya, em Tóquio)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EUA planejam base de apoio da CIA na Venezuela pós-Maduro, informa CNN
IPCA-15 sobe 0,20% em janeiro, diz IBGE
Indian Oil elevará compras de petróleo do Brasil conforme importações russas diminuem, diz executivo
Minério de ferro amplia perda com preocupações persistentes sobre demanda da China
Otan está no caminho para se unir aos EUA em missão no Ártico, diz ministro alemão
Europa deve revisar regras ou correrá o risco de declínio econômico, alerta grupo bancário