Minério de ferro amplia perda com preocupações persistentes sobre demanda da China
PEQUIM, 27 Jan (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian caíram nesta terça-feira pelo segundo dia consecutivo, pressionados por preocupações persistentes sobre a demanda pelo principal ingrediente de fabricação de aço na China, maior mercado consumidor de minério.
O contrato de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou a sessão do dia com queda de 0,51%, a 788 iuanes (US$113,26) a tonelada.
O minério de ferro de referência de janeiro na Bolsa de Cingapura subiu 0,26%, a US$103,8 a tonelada.
Mais usinas siderúrgicas iniciaram a manutenção de equipamentos no período que antecede o feriado do Ano Novo Lunar em fevereiro, diminuindo o apetite por matérias-primas, incluindo o minério de ferro, disseram analistas da corretora Zhengxin Futures em nota.
As siderúrgicas da China normalmente realizam a manutenção dos fornos durante o inverno, quando a demanda enfraquece na região norte porque a baixa temperatura prejudica a atividade de construção ao ar livre.
Além disso, a expectativa de exportações fracas de aço este ano minou o interesse de compra por minério de ferro em meio a previsões de um excesso de oferta, disseram analistas da corretora First Futures em nota.
As exportações de aço da China atingiram recorde no ano passado, mas a crescente reação protecionista contra o aço barato chinês, juntamente com a introdução de um regime de licenças por Pequim, nublou as perspectivas de demanda fora da China este ano, disseram os analistas.
O persistente aumento nos estoques portuários também pressionou os preços do minério de ferro, de acordo com Guiqiu Zhuo, analista da corretora Jinrui Futures.
"Mas a expectativa de que poderia haver outra onda de reabastecimento de matéria-prima com a aproximação do feriado do Ano Novo Lunar, enquanto as usinas ainda poderiam ganhar algum dinheiro, limitou a margem de queda", disse ele.
(Reportagem de Amy Lv e Lewis Jackson)