Bessent diz que comissão do Senado dos EUA seguirá com audiências para confirmar Warsh no Fed

Publicado em 13/02/2026 11:11 e atualizado em 13/02/2026 14:53

 

WASHINGTON, 13 Fev (Reuters) - A Comissão Bancária do Senado dos EUA concordou em avançar com as audiências de confirmação de Kevin Warsh, indicado pelo presidente Donald Trump para chefiar o Federal Reserve, apesar da obstrução de um senador à nomeação, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, nesta sexta-feira.

“Acho importante que cheguemos às audiências. O mandato do presidente (Jerome) Powell termina em meados de maio, e qualquer pessoa que se preocupe com a integridade e a independência do Fed vai querer ver continuidade com Kevin Warsh”, disse Bessent ao programa "Squawk Box", da CNBC.

O parlamentar republicano Thom Tillis declarou seu apoio à candidatura de Warsh, mas afirmou que irá adiar a votação de qualquer indicado para o Fed, enquanto o Departamento de Justiça continuar investigando Powell por conta de um grande projeto de reforma do banco central que ultrapassou o orçamento previsto.

Bessent afirmou ter proposto, durante uma reunião com senadores republicanos na terça-feira, que a comissão realizasse sua própria investigação sobre a reforma da sede do Fed em Washington, mas se recusou a comentar se isso poderia substituir a investigação do Departamento de Justiça e levar Tillis a liberar o bloqueio.

O presidente da comissão, Tim Scott, afirmou não acreditar que Powell tenha cometido um crime.

Bessent observou que Scott, que representa seu Estado natal, a Carolina do Sul, havia dito acreditar que Powell era "culpado de uma coisa, incompetência, e este projeto de construção está fora de controle, muito acima do orçamento".

No mês passado, Powell revelou a investigação criminal sobre suas declarações ao Senado a respeito das reformas do Fed, descrevendo-a como parte das "ameaças e pressão contínua" do governo Trump, para que o Fed reduzisse as taxas de juros.

Na quinta-feira, Tillis disse a repórteres que sua restrição às nomeações para o Fed permanece em vigor "até que a investigação seja concluída".

“Isso acontece de duas maneiras: ou eles encerram a investigação, dizendo que não há nada de concreto, ou me fornecem informações convincentes que comprovam que eu estava errado”, disse Tillis.

(Reportagem de Andrea Shalal, Susan Heavey e David Morgan)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global
Bessent diz que comissão do Senado dos EUA seguirá com audiências para confirmar Warsh no Fed