FMI mantém previsão para expansão do PIB da China em 2026 em 4,5%, mas alerta para riscos ao crescimento

Publicado em 19/02/2026 08:15

XIAN, CHINA, 19 Fev (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional manteve sua previsão de crescimento econômico para a China em 4,5% este ano, mas alertou para os riscos decorrentes da fraca demanda interna e da desaceleração da economia global ao publicar sua análise anual da economia chinesa para 2025 na quarta-feira.

A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, disse a repórteres em Pequim, em dezembro, que havia dito às autoridades chinesas para fazerem a “escolha corajosa” de acelerar a reforma estrutural e reduzir a dependência das exportações durante uma coletiva de imprensa no final das discussões do Fundo com o governo chinês sobre o relatório de 2025.

O FMI considerou a contração “mais profunda do que o esperado” no setor imobiliário o principal risco interno para a economia chinesa, enquanto a renovada escalada das tensões comerciais é o principal risco externo.

O Fundo ainda incentivou as autoridades a tornarem prioridade geral a transição para um modelo baseado no consumo, além de recomendar um corte no apoio à indústria reduzindo o montante que o governo disponibiliza em subsídios de 4% do PIB para 2%.

(Reportagem de Joe Cash)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem alta modesta com apoio de Petrobras, mas Vale pesa
Dólar se reaproxima da estabilidade no Brasil apesar de alta no exterior
Índice do BC aponta crescimento econômico de 2,5% em 2025 com retomada da força no 4º tri
FMI mantém previsão para expansão do PIB da China em 2026 em 4,5%, mas alerta para riscos ao crescimento
Lagarde dá a entender em mensagem a colegas que saída do BCE não é iminente
CNN: Mendonça diz que PF terá carta branca para investigar caso Master