FMI mantém previsão para expansão do PIB da China em 2026 em 4,5%, mas alerta para riscos ao crescimento
XIAN, CHINA, 19 Fev (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional manteve sua previsão de crescimento econômico para a China em 4,5% este ano, mas alertou para os riscos decorrentes da fraca demanda interna e da desaceleração da economia global ao publicar sua análise anual da economia chinesa para 2025 na quarta-feira.
A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, disse a repórteres em Pequim, em dezembro, que havia dito às autoridades chinesas para fazerem a “escolha corajosa” de acelerar a reforma estrutural e reduzir a dependência das exportações durante uma coletiva de imprensa no final das discussões do Fundo com o governo chinês sobre o relatório de 2025.
O FMI considerou a contração “mais profunda do que o esperado” no setor imobiliário o principal risco interno para a economia chinesa, enquanto a renovada escalada das tensões comerciais é o principal risco externo.
O Fundo ainda incentivou as autoridades a tornarem prioridade geral a transição para um modelo baseado no consumo, além de recomendar um corte no apoio à indústria reduzindo o montante que o governo disponibiliza em subsídios de 4% do PIB para 2%.
(Reportagem de Joe Cash)