Indústria alemã busca esclarecimentos sobre acordo UE-EUA após decisão da Suprema Corte dos EUA sobre tarifas

Publicado em 20/02/2026 14:34 e atualizado em 20/02/2026 16:37

 

BERLIM, 20 Fev (Reuters) - A federação industrial alemã BDI pediu nesta sexta-feira à União Europeia que solicite rapidamente esclarecimentos aos Estados Unidos sobre as consequências para um acordo comercial transatlântico, após uma decisão da Suprema Corte dos EUA ter derrubado as tarifas globais do presidente Donald Trump.

Embora tenha chamado a decisão de “um forte sinal para a ordem comercial baseada em regras”, o membro do conselho da BDI Wolfgang Niedermark disse em comunicado que as empresas precisam de segurança no planejamento e que a incerteza remanescente continuaria a sobrecarregá-las.

O apelo foi feito depois que a corte, em uma decisão de 6 a 3, determinou que Trump havia excedido sua autoridade ao usar a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional para impor as tarifas.

A BDI disse que espera que o governo dos EUA explore maneiras alternativas de manter as tarifas existentes ou introduzir medidas de proteção semelhantes.

(Reportagem de Kirsti Knolle)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte