Shell, TotalEnergies declaram força maior a clientes que compram GNL do Catar, dizem fontes

Publicado em 11/03/2026 08:41 e atualizado em 11/03/2026 10:05

 

Por Marwa Rashad

LONDRES, 11 Mar - Várias empresas que compram gás natural liquefeito (GNL) da QatarEnergy como participantes de portfólio ou offtakers, incluindo Shell, TotalEnergies e algumas companhias na Ásia, declararam força maior aos clientes a quem fornecem, disseram três fontes à Reuters nesta quarta-feira.

O Catar, o segundo maior exportador de GNL do mundo, anunciou a interrupção da produção em suas instalações de 77 milhões de toneladas por ano (mtpa) na semana passada e declarou força maior nos embarques de GNL.

A Shell, maior comercializadora de GNL do mundo, não quis comentar. A TotalEnergies não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da Reuters.

Ambas as empresas têm parcerias de longo prazo com a QatarEnergy e são parceiras no enorme projeto de expansão do North Field da empresa, que visa aumentar a capacidade até 2027.

Analistas estimam que Shell recebe 6,8 milhões de toneladas por ano (mtpa) de GNL do Catar, enquanto a TotalEnergies obtém 5,2 mtpa e vende esse volume a seus clientes em todo o mundo.

O ministro de Energia do Catar, Saad al-Kaabi, disse ao Financial Times na semana passada que levaria "semanas ou meses" para que as entregas voltassem ao normal, mesmo que a guerra terminasse hoje. A empresa declarou força maior nas remessas de GNL na quarta-feira.

Fontes disseram à Reuters na semana passada que os avisos da força maior enviados aos clientes afirmavam que as entregas de GNL para março não seriam afetadas, com o impacto sendo sentido a partir de abril.

(Reportagem de Marwa Rashad)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe com mercado em busca de proteção antes de novas revelações do caso Master
Ibovespa recua na sessão com inflação nos EUA e caso Master no radar
Taxas dos DIs zeram perdas com receio de que fim do sigilo no caso Master atinja Flávio
Presidente do STF determina que Mendonça retire mais sigilos do caso Master
Ações sobem mas fecham semana com queda em meio a temores persistentes de inflação
Wall Street abre em alta após relatório de inflação de agosto