Haddad diz que Lula não fez convites para diretoria do BC

Publicado em 20/03/2026 11:32 e atualizado em 20/03/2026 12:22

 

SÃO PAULO, 20 Mar (Reuters) - O ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad disse nesta sexta-feira, primeiro dia após deixar o cargo, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não fez convites para os cargos vagos na diretoria do Banco Central e que ele desconhece os critérios que vão guiar as escolhas.

Haddad, que deixou a Fazenda para se lançar pré-candidato ao governo de São Paulo na eleição de outubro, disse em fevereiro ter sugerido a Lula os nomes dos economistas Guilherme Mello e Tiago Cavalcanti para assumirem as duas diretorias do BC que estão vagas -- de Política Econômica e de Organização do Sistema Financeiro.

Em coletiva de imprensa nesta sexta, Haddad disse que o presidente apenas pediu recomendações "como sempre". Questionado se ainda apoiava os nomes, Haddad disse que a pergunta insinuava uma campanha interna junto a Lula, o que não corresponde a como o processo funciona.

"Ele pede sugestões, você oferece e encerra-se ali", disse Haddad.

Cavalcanti é membro do Trinity College da Universidade de Cambridge e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV). Já Guilherme Mello é o atual secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Os nomes geraram críticas no mercado, com investidores citando preocupações com as ligações de Mello com o PT e sua falta de experiência em atuação no mercado.

A demora de Lula em nomear os substitutos, cujas vagas estão em aberto desde janeiro, contrasta com suas repetidas reclamações de que a lei de autonomia do BC, de 2021, lhe deixou pouca influência sobre uma diretoria escolhida inicialmente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Fontes familiarizadas com o assunto disseram que as vagas podem permanecer em aberto por meses diante de um clima difícil para o governo no Senado, sendo improvável que as audiências de confirmação na Casa avancem até que a Polícia Federal conclua sua investigação sobre o Banco Master.

DIESEL

Haddad também disse que a proposta feita pelo governo aos governos estaduais de isenção do ICMS sobre a importação do diesel, com a União devolvendo metade do valor aos entes, é boa para todos. Os Estados ainda não decidiram se aceitam a proposta, mas Haddad afirmou que o Piauí já teria se manifestado favoravelmente.

(Reportagem de Marcela Ayres)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações europeias têm 3ª perda semanal consecutiva conforme guerra no Oriente Médio alimenta temores de inflação
Ucrânia envia unidades a cinco países do Oriente Médio para interceptar drones
Wall St cai após turbulência no Oriente Médio afetar perspectivas para o Fed
EUA vão enviar milhares de soldados adicionais ao Oriente Médio, dizem autoridades
Haddad diz que Lula não fez convites para diretoria do BC
Expectativa para os principais reservatórios de hidrelétricas tem leve alta, diz ONS