Rússia continua a violar cessar-fogo proposto por Kiev, diz Zelenskiy

Publicado em 07/05/2026 09:06

 

7 Mai (Reuters) - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que a Rússia continuava a desrespeitar o cessar-fogo proposto por Kiev, nesta quinta-feira, acrescentando que a Ucrânia continuaria com seus ataques de longo alcance se a Rússia continuasse com seus ataques.

Zelenskiy havia proposto o cessar-fogo, a partir de 6 de maio, em resposta à proposta de cessar-fogo do líder russo Vladimir Putin, de 8 a 9 de maio, para coincidir com as comemorações da vitória na Segunda Guerra Mundial.

Moscou não confirmou que iria aderir à proposta de Kiev.

Zelenskiy disse na quinta-feira que as forças russas têm atacado a Ucrânia com drones, ataques de mísseis, bombardeios e ataques ao longo da linha de frente desde o início do dia.

Na quarta-feira, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que o país havia alertado as missões diplomáticas para deixar Kiev no caso de qualquer ataque em massa por Moscou em resposta às tentativas ucranianas de interromper os eventos do Dia da Vitória.

A força aérea da Ucrânia disse que suas unidades haviam derrubado 92 dos 102 drones desde as 18h de quarta-feira. A Rússia afirmou na quinta-feira que as defesas aéreas destruíram 32 drones que se dirigiam a Moscou desde o início do dia.

As forças de Kiev intensificaram os ataques a instalações militares-industriais e de energia em toda a Rússia, especialmente a infraestrutura de petróleo, em um esforço para paralisar a maior fonte de financiamento de Moscou para sua guerra na Ucrânia.

Na quinta-feira, drones ucranianos atingiram uma refinaria de propriedade da Lukoil em Perm, perto dos Montes Urais, disse o comandante das forças de drones de Kiev, o segundo ataque à instalação em oito dias.

Zelenskiy disse que a Ucrânia atingiu recentemente alvos em Chelyabinsk e Yekaterinburg, na Rússia, a quase 2.000 km de distância.

"É necessário estabelecer a paz, em vez de correr pelas capitais do mundo implorando por uma pausa em 9 de maio. Precisamos de paz", disse Zelenskiy.

(Reportagem de Anna Pruchnicka)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EUA e Irã avançam em direção a acordo de curto prazo para acabar com conflito
Senadores norte-americanos pedem estabilidade e cooperação entre EUA e China
Dólar oscila perto da estabilidade no Brasil com Irã e EUA próximos de um acordo
Produção industrial no Brasil sobe 0,1% em março, diz IBGE
Rússia continua a violar cessar-fogo proposto por Kiev, diz Zelenskiy
Brasil volta ao topo do ranking mundial de investimentos chineses