Trump diz que “ninguém” atacou escola de meninas no Irã “de propósito”

Publicado em 17/06/2026 16:31

 

EVIAN-LES-BAINS, FRANÇA, 17 Jun (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que “ninguém” atacou propositalmente uma escola para meninas no Irã em fevereiro, citando uma investigação sobre o incidente.

A Reuters foi a primeira a noticiar que uma investigação interna inicial das Forças Armadas dos EUA indicava que as forças norte-americanas provavelmente foram responsáveis pelo ataque fatal em Minab, no sul do Irã. Desde então, o Pentágono ampliou a investigação, mas não confirmou nenhuma conclusão preliminar.

O ataque de 28 de fevereiro, primeiro dia do conflito, matou mais de 175 crianças e professores, segundo autoridades iranianas.

“Isso está sob investigação”, disse Trump em uma coletiva de imprensa à margem da conferência do G7 em Evian-les-Bains, na França, acrescentando que erros acontecem na guerra. “Ninguém fez isso de propósito.”

Trump inicialmente alegou, sem provas, que o Irã seria o responsável. Desde então, vem dizendo que não sabe o suficiente sobre o ataque, que uma investigação está em andamento e que aceitará os resultados da investigação.

No mês passado, o chefe do Comando Central dos EUA disse que a investigação sobre o ataque à escola para meninas tem sido “complexa”, dado que ela estava localizada em uma base ativa de mísseis de cruzeiro iraniana, mas que a investigação está chegando ao fim.

Cópias arquivadas do site oficial da escola mostram que ela fica ao lado de um complexo operado pela Guarda Revolucionária Islâmica, força militar que se reporta ao líder supremo do Irã.

Citando fontes familiarizadas com o assunto, a Reuters informou que as autoridades norte-americanas responsáveis pela elaboração dos planos de ataque parecem ter utilizado informações de inteligência desatualizadas.

(Reportagem de Steve Holland e Trevor Hunnicutt)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai abaixo dos R$5 com apostas de vitória de Flávio sobre Lula
Ibovespa fecha em alta à espera de desfecho da eleição
Taxas têm baixas leves com mercado mantendo perspectiva de vitória de Flávio sobre Lula
Zelenskiy diz que negociadores ucranianos, russos e norte-americanos se reunirão no início de novembro em Abu Dhabi
Ações europeias têm perda semanal com turbulência na França e petróleo abalando otimismo com balanços
Governo deve manter subsídios a combustíveis em 2027 se cotação do petróleo seguir alta, diz Durigan