Cerca de 2 mil produtos brasileiros não estão sujeitos a tarifas dos EUA, diz Rosa
BRASÍLIA, 23 Jul (Reuters) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Rosa, disse nesta quinta-feira que cerca de 2 mil produtos que o Brasil exporta para os Estados Unidos não estarão sujeitos a tarifas de 25% e 12,5% impostas pelo país norte-americano nos últimos dias, citando carnes, café, suco de laranja e frutas.
Por outro lado, Rosa disse que setores como calçados, máquinas e equipamentos, peças, confecções e químicos não farmacêuticos estarão sujeitos às duas tarifas, somando 37,5% de taxação.
Em entrevista à imprensa, o ministro ainda mencionou os setores de celulose e pescados, que ficarão sujeitos apenas à tarifa de 12,5%.
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira novas tarifas de 10% e 12,5% a 60 parceiros comerciais devido a alegações de fiscalização frouxa sobre trabalho forçado, o que também atinge o Brasil. Antes, uma tarifa de 25% foi imposta ao Brasil por supostas práticas comerciais desleais.
Rosa classificou a nova tarifa como “indevida, baseada em fatos que não são reais”.
“O Brasil rechaça veementemente essa imposição de tarifa porque tem um compromisso histórico com o combate ao trabalho forçado”, afirmou.
(Por Bernardo Caram, edição de Alexandre Caverni)