Lagarde mantém porta aberta para saída antecipada da presidência do BCE

Publicado em 18/09/2026 08:12 e atualizado em 18/09/2026 09:24

 

DUBLIN, 18 Set (Reuters) - A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, deixou a porta aberta nesta sexta-feira para deixar o cargo antes do previsto, respondendo “vamos ver” quando questionada se permanecerá até o fim de seu mandato, em outubro de 2027.

“Saio em 2027”, disse Lagarde à emissora nacional irlandesa RTE, em resposta a uma pergunta sobre os rumores de sua renúncia antecipada, que têm persistido durante a maior parte deste ano.

Quando questionada se isso significa outubro de 2027, Lagarde respondeu: “Vamos ver.”

“O que posso dizer neste momento é que, seja qual for o momento, tudo será conduzido da maneira mais profissional possível, como deve ser”, acrescentou ela.

Fontes informaram à Reuters nesta semana que a França apoiaria o holandês Klaas Knot para suceder Lagarde, como parte de um acordo em que um candidato francês seria escolhido para o cargo de economista-chefe.

(Reportagem de Padraic Halpin)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lagarde planeja deixar presidência do BCE antes do fim do mandato de Macron, diz FT
Lagarde dá a entender em mensagem a colegas que saída do BCE não é iminente
Lagarde diz a colegas que continua focada no seu cargo no comando do BCE