Trump diz que houthis do Iêmen estão “se comportando muito mal”
Por Jacob Bogage
WASHINGTON, 13 Out (Reuters) - O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que os militantes houthis, que controlam vastas áreas do Iêmen, estavam “se comportando muito mal”, à medida que as consequências da guerra entre os EUA e o Irã se espalham por todo o Oriente Médio.
Os houthis, apoiados pelo Irã, vêm enfrentando o governo iemenita, apoiado pela Arábia Saudita, em uma guerra civil desde 2014, mas o conflito se intensificou desde que os EUA iniciaram sua guerra contra o Irã. O grupo intensificou recentemente os ataques à navegação comercial no Mar Vermelho e no estratégico Estreito de Bab al-Mandab. Os houthis lançaram ataques contra o Aeroporto Internacional Rei Khalid, em Riad, nos últimos dias, matando 13 pessoas, ferindo mais de 300 e fechando o espaço aéreo sobre a capital saudita.
Trump disse aos repórteres que “talvez” peça ao presidente turco Tayyip Erdogan que intervenha e apoie os interesses sauditas.
“O presidente Erdogan, creio eu, faria o que eu pedisse”, disse Trump.
(Reportagem de Jacob Bogage;)