Preço do petróleo recua após preocupações com Dubai
O preço do petróleo no mercado americano fechou em queda nesta sexta-feira, puxado pelos temores gerados pela moratória da dívida da Dubai World, o braço de investimentos do emirado de Dubai (Emirados Árabes Unidos).
Na Nymex (Bolsa Mercantil de Nova York, na sigla em inglês), o barril de petróleo bruto tipo WTI para entrega em janeiro recuou 2,45%, para US$ 76,05. O preço chegou a recuar mais de 8% logo após a abertura dos negócios --que não funcionaram ontem devido ao feriado de Ação de Graças.
Moratória em Dubai mostra que saída da crise será difícil, diz Putin
Análise: Moratória de Dubai deixa lições para economia global
Crise de Dubai não chega ao Brasil, diz Mantega
Sem indicadores macroeconômicos divulgados hoje, os investidores se voltaram para os problemas de Dubai. As dívidas da Dubai World totalizam U$ 59 bilhões. O adiamento deixa o pagamento para maio de 2010. O pedido de prazo também se aplica para as dívidas da Nakheel, uma companhia do setor imobiliário que é subsidiária da Dubai World.
Logo após o anúncio, a agência de classificação de risco Moody's baixou a nota de seis importantes companhias do governo de Dubai. A agência Standard and Poor's também reduziu a classificação de cinco companhias do emirado.
Hoje, foi a vez da agência Moody's rebaixar a recomendação para três bancos da região que possuem a maior parte das dívidas com o emirado.
Ontem o presidente do Comitê fiscal supremo, xeque Ahmed ben Said al Maktum, disse que o pedido de moratória é necessário para "encarar o fardo da dívida". "Entendemos as preocupações do mercado e dos credores (...) Entretanto, tivemos que intervir devido à necessidade de empreender uma ação decisiva para encarar o fardo da dívida."
0 comentário
Ibovespa fecha em alta, mas tem maior perda semanal deste setembro com preocupação fiscal
Dólar termina semana com valor recorde de R$6,0012 no fechamento
S&P 500 e Dow Jones fecham em recordes com impulso de ações de tecnologia
Vendas de diesel no Brasil batem recorde em outubro, diz ANP
Europeu STOXX 600 avança com ações de tecnologia
Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade