Crédito suplementar contempla produtores afetados por enchentes
Produtores de regiões atingidas por enchentes terão um aumento de 40% do limite de financiamento para custeio na safra 2009/2010, para retomar suas atividades. A decisão foi aprovada hoje pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), conforme solicitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“Esta medida beneficiará principalmente os produtores de arroz, milho e de soja, mas aplica-se a todas as culturas atingidas”, observa o coordenador-geral de Análises Econômicas do Mapa, Marcelo Guimarães. Ele avalia que o excesso de chuva ocorrido, especialmente, no Sul e Sudeste do País, tem afetado o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade das culturas, além de ampliar as dificuldades de subsistência e manutenção das famílias.
Beneficiados - Serão contemplados com o novo crédito, os agricultores com lavouras atingidas por enchentes em municípios, com reconhecimento da situação de emergência ou calamidade pública, por decreto do governo estadual, entre 1° de novembro de 2009 e a data de publicação da resolução do Banco Central que regulamenta a medida aprovado hoje pelo CMN.
Para receber o custeio suplementar os produtores devem ainda respeitar as indicações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático do Mapa. (Débora Pinheiro)
Acesse os Votos Agrícolas aprovados pelo CMN.
0 comentário
S&P 500 e Nasdaq sobem, com alta da Lululemon e dados que sustentam apostas de corte de juros
Ibovespa recua sem alívio em preocupação com fiscal
Dólar fecha semana no valor recorde de R$6,0766, com temor fiscal e exterior
Taxas de juros futuros disparam com receio de pacote desidratado e curva aponta alta de 100 pontos-base da Selic
UE-Mercosul: Anúncio marca término das negociações e não um acordo final entre os blocos, ressalta Jank
STOXX avança e ações francesas superam pares com expectativa de novo orçamento